Geral

ALERTA: Previsão é para chuva persistente com volume elevado na próxima semana

Chuva e frio

Foto: James Tavares / Arquivo Secom Governo de Santa Catarina

Um aviso meteorológico da Epagri/Ciram alerta para chuva persistente com volume elevado em todo o estado de Santa Catarina na próxima semana. Ronaldo Coutinho também fez alerta por rede social. “No geral vem muita chuva, um dos cenários péssimos, total de chuva de domingo até as 24 horas do dia 6”, destacou.

Conforme informações da meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, a chuva persistente terá início às 3 horas de segunda-feira (4) e permanecerá até por volta das 24 horas do dia seguinte. Segundo previsão, a chuva deverá começar pelo Oeste e Meio Oeste, se estendendo por Santa Catarina no decorrer do dia, persistente, com intensidade moderada a forte.

Há ainda risco de temporais isolados, principalmente neste domingo. No período, o acumulado de chuva previsto é entre 40 e 60 mm em média no estado e pontuais em torno de 100 mm nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Litoral Norte.

Com o avanço de uma frente fria no Sul do Brasil, o tempo instável e a condição de chuva se estendem ainda da terça-feira (6) a sexta-feira (9), alternando com períodos de melhoria. Os maiores acumulados estão previstos para os dias 8 e 9, devido à formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil.

A preocupação se dá pelo fato de que em algumas regiões do estado o nível dos rios ainda estará elevado e o solo encontra-se encharcado, devido à chuva persistente da última semana. No decorrer da sexta-feira (9), o sol voltará a aparecer com a chegada de uma massa de ar frio.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione os órgãos competentes.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Notícias Relacionadas

Com aperfeiçoamento constante, Associação de Apicultores de Orleans é destaque em Santa Catarina

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

ALERTA: Período de seca pode comprometer consumo de água em Lauro Müller

A represa localizada em Rio Bonito, a qual abastece os setores de abrangência da companhia em Lauro Müller, está quase seca.

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.