Poder Legislativo

Alesc homenageia centenário de escola de Siderópolis com sessão solene

Proposição é do deputado estadual Valmir Comin.

Foto: Divulgação / Comunicação deputado estadual Valmir Comin

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc realizará uma sessão solene em homenagem ao centenário da Escola de Educação Básica José do Patrocínio, de Siderópolis. A solenidade ocorre no Siderópolis Clube, no dia 18 de junho, às 19 horas.

A sessão é uma proposição do deputado estadual Valmir Comin (PP). Ele relata que a história é de muito orgulho para a comunidade por tamanho compromisso executado com a educação dos sideropolitanos e lembra que já foi aluno da instituição.

“Tenho na memória, muito do que vivi durante cinco anos seguidos nesta escola. Dos professores, dos amigos, do aprendizado adquirido, só tenho boas lembranças. A honraria é mais do que justa. Um centenário que merece ser muito aplaudido pela importância que tem para a educação da cidade”, resumiu Comin.

Serão homenageados na oportunidade, professores e profissionais que atuaram na escola.

A história

A Escola de Educação Básica José do Patrocínio, de Siderópolis, teve sua história iniciada em 14 de junho de 1918. Na oportunidade, a senhora Madalena Martins Queluz Patel foi a primeira professora nomeada. Na época a escola tinha o nome de Escola Mista do Lugar “Nova Belluno”. Anos depois, de escola isolada, passou a desdobrada e em 1949 a escola passa a chamar-se Escola Reunida Horácio Serapião de Carvalho.

Todos estes anos, o trabalho executado para educar as crianças daquela comunidade, era exercido com muitas dificuldades e desafios, ainda em tempos de colonização. O nome Grupo Escolar José do Patrocínio chegou em 1950. A homenagem ao patrono se deu pelo seu histórico, de poeta, jornalista, abolicionista e de vida intelectual intensa no Rio de Janeiro, filho de escravos, nascido em 1853 e falecido em 1905.

O prédio onde a escola está localizada atualmente está em terreno doado por José Feltrin e Maria Gamba Feltrin. A inauguração do espaço se deu em 10 de julho de 1955. Em 1958, foi criado o Curso Normal Regional Fernando Ferreira de Mello (curso ginasial) que funcionava anexo a escola.

A partir de 1971, atendendo a normativa da Lei Federal 5692/71, que reformulou o ensino no país, o antigo curso primário e curso ginasial juntaram-se formando a escola de 1ª grau com o nome “Escola Básica José do Patrocínio”, ficando assim até o ano de 1992, quando a comunidade de Siderópolis tem a possibilidade de cursar o segundo grau nos cursos de Educação Geral e Magistério no Colégio Estadual José do Patrocínio. Mais uma vez, para cumprir a nova Lei Federal 9394/96 a escola passa a chamar-se Escola de Educação Básica José do Patrocínio agora como Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Colaboração: Kênia Pacheco / Comunicação deputado estadual Valmir Comin

Notícias Relacionadas

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Biguaçu acolhe primeira escola do modelo cívico-militar proposto pelo MEC

Secretaria de Estado da Educação (SED) identificou a unidade de Ensino como apta aos requisitos do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM), do Ministério da Educação (MEC).

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.