Política

Alesc votará PEC do fim da aposentadoria a ex-governadores

Votação está prevista para dia 19 e o deputado Maurício Eskudlark (PR) fará a apresentação de uma emenda.

Alesc votará PEC do fim da aposentadoria a ex-governadores

Foto: Agência AL / Divulgação

Está prevista para ser votada no dia 19, na Assembleia Legislativa – Alesc, a Proposta de Emenda à Constituição – PEC, de autoria do deputado padre Pedro Baldissera (PT), que propõe o fim da aposentadoria a ex-governadores catarinenses.

Na sessão ordinária em que for realizada a votação da PEC, o deputado Maurício Eskudlark (PR) fará a apresentação de uma emenda que propõe o fim da aposentadoria a ex-governadores a partir de 2019. Além disso, o texto sugere que o governador, enquanto no exercício do cargo, tenha o direito ao pagamento de despesas hospitalares em caso de doença.

Para o deputado, as mudanças sugeridas à PEC, através da emenda, são uma forma de facilitar a aprovação da proposta em plenário. “O projeto do deputado Padre Pedro não é aceito pelos parlamentares, não vai passar. O meu voto é favorável, mas a PEC não terá votos suficientes para ser aprovada. Por isso, tenho esperança que a minha emenda passe e acabe com essas aposentadorias vergonhosas, a partir de 2019. Assim, a questão das viúvas e ex-governadores que já recebem o pagamento, fica para a justiça decidir se acaba ou não. Espero que a justiça acabe com esse injustificável privilégio”, explica Eskudlark.

STF analisa fim da aposentadoria a ex-governadores

O fim das aposentadorias a ex-governadores poderá ser determinado pelo STF no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade, ADI número 4552. A ação foi proposta, em 2011, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil que questiona o subsídio mensal vitalício a ex-governadores do Estado do Pará. A relatoria da ADI está com a ministra Carmen Lúcia, presidente do STF.

Com informações do Portal DN Sul

Notícias Relacionadas

PEC do Governo do Estado permite repasse de recursos de emendas parlamentares direto aos municípios

A PEC é uma forma de agilizar e desburocratizar os repasses dos recursos de emendas parlamentares diretamente para as prefeituras por meio de transferência especial, independentemente de celebração de convênio.

Comissão aprova nome de José Nei Ascari ao TCE

Sessão solene da Alesc ocorrerá em agosto para comemorar os 105 anos de Orleans

Alesc dará prosseguimento a pedido de impeachment de governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Julio Garcia (PSD), acatou parecer da Procuradoria Jurídica do Parlamento estadual e dará prosseguimento ao pedido de impeachment do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice Daniela Reinehr