Saúde

Alimentação saudável é a pedida para este Verão

Foto: Samira Pereira

Foto: Samira Pereira

Temperaturas altas, calor, sol forte. A estação mais quente do ano está chegando e, junto dela, a preocupação em manter o corpo em dia. Muitas pessoas, decididas a alcançar um resultado rápido, optam por dietas mirabolantes e técnicas que dizem ser infalíveis. É preciso tomar cuidado, no entanto, pois esse tipo de mudança comportamental pode interferir diretamente na saúde. É isso que diz o nutricionista da rede de supermercados Manentti, Eduardo Manenti. “Muita gente vê que o Verão está chegando e faz loucuras com o próprio corpo. É dieta da sopa, da lua, dos pontos. Isso pode até resolver num curto prazo, mas depois de um tempo o corpo começa a sentir uma necessidade muito maior de determinados nutrientes buscando-os avidamente. Dessa forma a pessoa ganha mais peso do que havia perdido”, explica o nutricionista.

A perda de peso, aponta ele, deve ser gradativa, resultando do aumento no consumo de líquidos e da adição de verduras, frutas e alimentos saudáveis na dieta. “É importante salientar que tudo o que se faz durante o dia, até mesmo dormir, queima calorias. Deve-se atentar, no entanto, à quantidade ingerida”, explana. Caso a quantia calórica ingerida se aproxime à gasta, o peso será mantido, conta Manenti. “Se você come 2 mil calorias no almoço, por exemplo, e até as 15 horas gasta apenas 500, essas 1,5 mil que restam serão acumuladas em forma de gordura. Por isso é importante comer várias vezes por dia e em menor quantidade”, coloca o nutricionista.

O gasto calórico varia, também, conforme o metabolismo físico. Ele diminui com o envelhecimento, atingindo o auge e facilitando a perda de peso entre os 21, 22 anos para as mulheres e até os 27 anos para os homens. “Depois vai ficando mais difícil, o metabolismo fica lento e o esforço deve ser maior. O exercício físico também é fundamental para manter o corpo em forma. Além de facilitar muito a perda de peso, a prática de alguma atividade oportuniza uma vida saudável, mais resistência e qualidade de vida”, aponta.

Sanduíches são alternativas à estação

Refeições de três em três horas são essenciais para auxiliar no processo de perda de peso e na manutenção de uma alimentação saudável. Uma sugestão são os sanduíches, lanches leves e completos, que satisfazem quem os consome. “Para melhorar ainda mais o resultado, o ideal é fazê-lo com pão integral, já que as fibras aumentam a sensação de saciedade, não dando fome até a próxima refeição”, pontua.

O alimento é bastante variável, podendo ter os ingredientes que mais agrada e com um valor nutritivo considerável. Além disso, por conta do forte calor, os cuidados devem ser reforçados para que não haja ingestão de produtos contaminados e que trazem riscos à saúde. “Aqui no Manentti costumamos modificar o recheio e os pães, optando, na maioria das vezes, por baguetes, que são maiores e agradam toda a família. Para acompanhar, nada melhor que um suco natural. Sempre diferenciando um do outro, no entanto, já que alguns têm muito mais calorias que outros”, esclarece.

Para Manenti, o ideal é ter controle e não abusar nas refeições. “O excesso que é o problema. Ninguém vai engordar horrores ou passar mal porque tomou um refrigerante ou comeu algum tipo de gordura. Se balancear tudo o que for ingerido, com certeza não só o corpo ficará em forma aos poucos, como a saúde agradecerá”, analisa.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação