Economia

Alimentos especiais também tem espaço na Feira de Economia Solidária da Unesc

Alimentos sem lactose, sem glúten, produtos integrais e uma linha especial para os diabéticos fazem parte da Feira de Economia Solidária da Unesc. Na Feira também são comercializados produtos artesanais, hortifrutigranjeiros, cereais, conservas, doces, bolachas caseiras e produtos de origem animal. Os produtos podem ser adquiridos todas as quartas-feiras, das 16 às 21 horas.

Conforme a expositora e nutricionista Gabriela Casagrande, ainda há falta de divulgação de alimentos como os que são vendidos na Feira, necessários para a saúde de muitas pessoas. “É difícil encontrar linhas de alimentos como os sem lactose e sem glúten. Além disso, é muito mais difícil encontrá-los produzidos de forma artesanal e caseira”, destacou a nutricionista.

Para a organizadora da Feira, Patrícia Martins Goulart, o evento é uma ótima forma de divulgação e de ajuda para os produtores, que encontram nas cooperativas formas de autogestão. “Como consumidora eu procuro sempre sair daqui com alguma coisa na bolsa, já que encontramos na Feira uma alimentação saudável”, afirmou.

Mari Rosa Silveira, coordenadora do artesanato realizado na Colônia de Pescadores Z33, no Balneário Rincão, se orgulha em falar dos produtos que são comercializados na Feira, como os brincos confeccionados com escama, que já foram levados até para o exterior. “O nossa trabalho está sendo reconhecido aqui e isso é uma maravilha”, enfatizou.

Além da Feira semanal, mensalmente ocorre um fórum com a participação de todos os expositores, no qual são tomadas as decisões pertinentes a Feira, cursos de formação, eventos, cooperação, respeito a natureza, valorização do trabalho humano e educação.

Matheus Reis/Assessoria de Imprensa da Unesc

 

[soliloquy id=”23762″]