Saúde

Alunas da rede pública de Maracajá irão receber vacina contra o vírus HPV

Foto: Itaionara Recco / Comunicação Prefeitura de Maracajá

Foto: Itaionara Recco / Comunicação Prefeitura de Maracajá

A equipe do Departamento de Educação de Maracajá inicia na próxima terça (24), a vacinação contra o vírus HPV nas escolas da rede municipal e estadual. A meta é alcançar todas as 157 meninas do município que tem idade entre 9 e 11 anos.

Para garantir maior cobertura vacinal, o Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose (de um total de três) seja aplicada nas escolas públicas e privadas que aderiram à estratégia. A vacina – que passa a integrar o calendário nacional – também estará disponível nos postos de saúde. A segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, será tomada cinco anos após a primeira dose.

Para atingir o público alvo da vacina, de terça a sexta-feira da semana que vem os profissionais da saúde de Maracajá irão até as escolas municipais e estaduais. "Antes disso, cada aluna recebeu uma comunicado com orientações sobre a vacina e um termo de recusa caso os pais não aceitem ela receba a vacina", informa a auxiliar de enfermagem Olinda Aparecida Fernandes Rocha. Além disso, complementa, as meninas com menos de 14 anos que não receberam a dose ano passado poderão ser vacinadas agora.

As vacinas são destinadas às adolescentes porque estudam mostram que tem maior eficácia se administrada nesta faixa etária, já que nesta idade as meninas ainda não foram expostas ao vírus e também há maior produção de anticorpos contra o HPV que estão incluídos na vacina.

O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

Colaboração: Itaionara Recco / Comunicação Prefeitura de Maracajá