Educação

Alunos criciumenses celebram participação no Turminha do Futuro

Cibele Córdova

Cibele Córdova

Com o intuito de levar a criança em viagens extracurriculares para conhecer a sua terra, sua história, sua gente e ao mesmo tempo interagindo com diferentes instituições e pessoas, o projeto de responsabilidade social “A Fantástica Viagem da Turminha do Futuro Rumo ao Mundo do Saber” celebrou nesta terça-feira (12) o encerramento das atividades do ano. A solenidade de formatura com os alunos das escolas públicas e particulares de Criciúma prossegue também nesta quarta-feira (13).

Promovido pelas empresas integrantes da Associação Criciumense de Transporte Urbano – ACTU, o projeto contemplou, em 2013, o envolvimento de 446 alunos em 126 viagens de estudos, incluindo ainda a participação de pais, diretores e representantes da comunidade. “Os empresários associados à ACTU investiram para oferecer à comunidade criciumense um projeto que sirva de ferramenta de auxílio à escola e ao professor na formação de indivíduos que possam compreender e transformar a realidade onde vivem. Afinal, uma educação de qualidade é o bem mais precioso que se pode oferecer às crianças e à juventude”, pontua a pedagoga, especialista em orientação educacional, administração escolar e autora do projeto, Iracema De Lorenzi Cancelier Zomer.

Aos 10 anos de idade, a estudante Bianca Manenti Ignácio da Silva destaca que a participação no Turminha do Futuro permitiu conhecimentos antes nem imaginados, aproveitando a metodologia de ver, tocar, conhecer e aprender sobre o município em que vive. “As viagens nos permitiram aprender muito mais do que se fosse apenas o estudo da sala de aula. Estou muito feliz de ter participado, servindo como um grande incentivo a minha educação e ao meu futuro”.

Proposta pedagógica

O projeto Turminha do Futuro é realizado desde 2007 pelas empresas de transporte coletivo urbano de Criciúma, Critur, Expresso Forquilinha e ZTL, as quais constituem a ACTU. Trata-se de uma proposta pedagógica extracurricular com alunos das 3ª e 4ª séries das escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma, em que a busca do saber acontece por meio de viagens e aulas vivas com o ônibus amarelinho a diversos pontos importantes e históricos do município.

Assim, as crianças podem ver, tocar, conhecer e aprender sobre o município em que vivem, sobre os aspectos históricos, físicos e territoriais, demográficos, sócio-político-econômicos e muitos outros, a partir de uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar. “Ninguém transforma aquilo que não conhece”, ressalta a pedagoga.

As celebrações de fim de ano acontecem na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, onde além de s elo de compromisso das crianças pela prática do bem, estão sendo entregues certificados de participação no projeto, realizadas apresentações artísticas e uma exposição com todos os trabalhos produzidos pelos alunos durante 2013. Os interessados podem participar da celebração nesta quarta-feira, a partir das 13h30min.

Colaboração: Cibele Córdova/Novo Texto Comunicação