Educação

Alunos criciumenses ganham 263 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras

Medalhas foram em nível regional e nacional. Três escolas municipais também foram destaque em nível nacional na categoria rede pública municipal

Divulgação

Dedicação e emprenho dos alunos das escolas municipais de Criciúma estão sendo recompensados com os bons resultados em nível regional e nacional, na edição brasileira da 10ª Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). Os estudantes conquistaram 263 medalhas, entre 49 de ouro, 105 de prata e 109 de bronze.

A premiação contemplou nove escolas e 16 turmas. “É uma imensa alegria encerrar o ano letivo com estes números. As medalhas são para confirmar o desempenho dos nossos estudantes e a Educação é o pilar para criar oportunidades a eles, para que assim, possam ter novos caminhos”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

A olimpíada ocorreu de duas maneiras de forma nacional e regional, englobando os três Estados do Sul. Conforme a coordenadora dos Clubes de Matemática, Karine Mrotskoski, as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Padre Ludovico Coccolo, Jorge da Cunha Carneiro e Adolfo Back foram destaques a nível nacional na rede pública municipal.

As provas ocorreram entre 13 e 17 de setembro durante os encontros dos Clubes de Matemática. “São dois tipos de provas: nível básico para as turmas de 5º e 6º ano e nível júnior para as turmas do 7º, 8º e 9º ano. Uma das questões era em Língua Inglesa, os alunos precisavam traduzir, entender e resolver a questão e a resposta também precisava ser em Inglês”, explicou a coordenadora.

OIMSF

Maior olimpíada de Matemática interclasses do mundo, a OIMSF é a edição brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1989 por entidades ligadas ao Ministério de Educação da França. Participaram desta 10ª, aproximadamente 50 mil estudantes, de 1.162 escolas públicas e privadas.

Confira a quantidade de medalhas entregues aos estudantes de Criciúma:

Nível regional
Ouro: 49
Prata: 68
Bronze: 29

Nível nacional
Prata: 37
Bronze: 80

Notícias Relacionadas

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira

SC tem 20 vezes mais pacientes em tratamento contra Covid do que no Natal

Em 25 de dezembro, estado tinha 1.987 casos ativos contra 45.915 de sexta-feira. SC enfrenta filas nos postos de saúde e unidades fechadas por causa do afastamento de profissionais da área.

Um ano de vacinação contra Covid-19 com início da imunização de crianças

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é a forma que SC celebra data