Educação

Alunos da Escola Antônio Colombo realizam releitura do livro ‘Criciúma: Uma história de todos’

Noite de autógrafos marca o resultado dos estudantes no projeto. Além da releitura, os alunos realizaram apresentações típicas e maquetes de pontos turísticos do município

Divulgação

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Colombo, do bairro Laranjinha, tiveram uma noite de estrela e autógrafos. Os responsáveis pela releitura do livro ‘Criciúma: Uma história de todos’, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, apresentaram a sua versão para os pais, professores, equipe diretiva e autoridades na noite da última terça-feira (19), na própria unidade escolar.

A versão dos estudantes é intitulada de ‘Criciúma de muitas histórias e todas as cores’. Além da releitura da obra original, as ilustrações também foram feitas pelos alunos. “A professora Maria Rosane Demetrio Ricardo realizou um trabalho envolvendo toda a escola sobre o livro idealizado pela secretaria. Desta vez, os alunos foram os escritores e criaram o seu próprio livro”, comentou a coordenadora pedagógica, Lívia da Silva.

No evento, também foram apresentadas a releitura da ‘Galeria dos prefeitos’, que fica no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris, e maquetes de pontos turísticos do município, além de apresentações culturais inspiradas nas etnias e povos que construíram o município. “Todos os trabalhos foram realizados pelos alunos do 4º ano em diversos componentes. É uma alegria ver este resultado, pois é justamente o que pensamos quando criamos o livro, que os alunos pudessem conhecer a história da nossa gente”, acrescentou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

A diretora da EMEB Antônio Colombo, Fabiula Peraro Augusto, ressaltou que a noite da última terça-feira foi um resultado de muita leitura e escrita. “Acreditamos que bons leitores podem se tornar ótimos escritores, pois a leitura e a escrita sempre foram incentivadas na escola. Estamos orgulhosos dos nossos alunos, que abrilhantaram a noite autografando suas obras. Foi um momento mágico e meu sentimento é de gratidão. A dedicação e o interesse de todos resultou nesta belíssima noite”, comentou.

Livro ‘Criciúma: Uma história de todos’

O livro conta a história dos 141 anos de Criciúma. A obra é escrita pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação.

O exemplar engloba desde os primeiros habitantes, os povos indígenas e seu contato com os colonos, passando pelos movimentos migratórios, os quais contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento social e econômico e as modificações do município durante os anos. Além de reunir fotografias, informações sociais, econômicas, geográficas, de infraestrutura e administrativas de Criciúma.

Notícias Relacionadas

Natal Show da Educação em Braço do Norte é cancelado

A medida se faz necessária para cumprir as Portarias n. 1303/2021 e n. 1305/2021, ambas da Secretaria de Estado da Saúde

Satc lança curso de elétrica para funcionários de cooperativas

Curso, que terá seu início em março de 2022 é destinado a técnicos, engenheiros ou pessoas que interagem em manutenção e construção de redes de energia elétrica

PP de Lauro Müller promoverá Convenção Municipal nesta quinta-feira

O evento ocorrerá a partir das 19h30min, no Balneário Godinho, e contará com a presença de lideranças estaduais.

Cidades de SC alteram programação de Réveillon após portaria com novas regras para eventos

Protocolo do governo proíbe eventos com mais de 500 pessoas e que provoquem aglomerações