Educação

Alunos da Escola José Contim Portella aprendem sobre reciclagem

A gestão de resíduos em ambiente escolar, com ênfase na reciclagem, entrou em pauta na Escola José Contim Portella, de Criciúma, a partir dessa quarta-feira (9). Todos os alunos do Ensino Fundamental do estabelecimento participaram de palestra sobre reciclagem, em ação promovida pela Unesc. A ação contemplou as turmas dos períodos matutino e vespertino, quando os alunos puderam conhecer melhor a importância da reciclagem e dos cuidados que se deve ter com o lixo.

Não jogar objetos no chão, mas sim em local adequado – em coletores de material reciclável, orgânico e de rejeito (material para descarte) – foi uma das orientações feitas pelas bolsistas do projeto da Unesc, acadêmicas Daniele Spillere (Engenharia Ambiental) e Alinie Biff (Ciências Biológicas).

Segundo a diretora do José Contim Portella, professora Dilma Ancelmo, a educação ambiental em desenvolvimento no ambiente escolar é fundamental, pois vai trazer reflexo também na comunidade. “O que os alunos estão aprendendo, levarão para as suas casas, aumentando o nível de consciência sobre os cuidados com os resíduos no bairro”, destacou.

Para a atividade, as crianças levaram resíduos de casa, os quais foram identificados por elas como recicláveis ou não, após a orientação das estudantes da Unesc. As palestras marcam a primeira etapa do processo de implantação de um projeto de composteira, por meio do qual os resíduos orgânicos vegetais serão transformados em adubo para ser utilizado na própria escola. O equipamento deverá ser construído nas próximas semanas e será mais um instrumento a ser utilizado na sensibilização ambiental da escola.

A ação é uma iniciativa do projeto “Gestão ambiental como instrumento de educação ambiental na Escola Municipal José Contim Portella”, desenvolvido pela Unesc, coordenado pelo professor José Carlos Virtuoso, com participação da professora Maristela Gonçalves Giassi. A atuação junto à comunidade regional é uma preocupação da Unesc, uma Universidade Comunitária, sendo que a ação integra as atividades de extensão da UNAHCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Unesc

[soliloquy id=”146086″]