Saúde

Alunos da Unesc orientam comunidade sobre Transtorno Bipolar

Evento vai ser realizado sábado, das 8 às 12 horas, na Nereu Ramos

Colaboração: Davi Carrer / Comunicação Unesc

Colaboração: Davi Carrer / Comunicação Unesc

O Dia Mundial do Transtorno Bipolar, na próxima segunda-feira (30), é de conscientização. A doença, lembrada no dia do aniversário de Vicent Vang Gogh (diagnosticado como sendo portador do Transtorno Bipolar), atinge 1% da população mundial.

Para frisar a importância deste dia os alunos dos Laboratórios de Neurociência* e Neurotoxicologia* da Unesc estarão na manhã sábado (28) das 8 às 12 horas, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. 

Eles vão prestar orientação e explicar as causas e tratamentos para o problema. “É preciso alertar a população sobre o Transtorno Bipolar. Existe dúvida e preconceito pela falta de esclarecimento, além da vulgarização da doença”, explica a professora do Laboratório de Neurociências da Unesc, Samira Valvassori.

O Transtorno Bipolar se caracteriza por alterações de humor, que se manifestam na alternância de episódios e de euforia. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em 1990, a doença foi a sexta maior causa de incapacitação do mundo.

*NeuroLab (Laboratório de Neurociência da Unesc): São estudados neste laboratório diversas estratégias metodológicas para compreender o funcionamento normal do sistema nervoso central e também os mecanismos envolvidos nas doenças psiquiátricas, além de estudar o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. 

*Laboratório de Neurotoxicologia: Estuda os efeitos comportamentais e neuroquímicos de substâncias tóxicas ou processos fisiopatológicos no sistema nervoso central. 

Colaboração: Comunicação Unesc