Esporte

Alunos das escolas municipais de Criciúma conquistam 11 medalhas em competições internacionais de Matemática

Premiação foi nas competições Asia International Mathematical Olympiad (Aimo) e World Math Tournament (WMT). Em paralelo, a Educação também realizou competições internas

Divulgação

Mesmo com a pandemia de Covid-19 e com distanciamento social, os alunos das escolas municipais de Criciúma triunfaram representando o município, de forma online, em competições internacionais de Matemática. Foram 11 medalhas de bronze na Asia International Mathematical Olympiad (Aimo) ou Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia e na World Math Tournament (WMT), ou Torneio Internacional de Matemática.

“Este ano está sendo um desafio na Educação, mas nossos alunos sempre encontram um jeito de se sobressair nas dificuldades. Mesmo de forma online, sempre queremos que eles participem e tenham contatos culturais. Ficamos orgulhosas com essas conquistas e o quanto elas representam para nós, ainda mais nesse momento”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta.

Aimo

Em 2020, a Aimo ocorreu de forma online, com a participação de 20 alunos de Criciúma. O Brasil foi o único país do Ocidente a participar da competição, que contou com 2.015 estudantes de 16 países. A Secretaria de Educação realizou a seletiva com a participação de 185 estudantes, do 6º e 9º ano, por meio da plataforma Google Classroom.

O município já participou duas vezes da olimpíada, sendo a primeira em 2018. Foram três participantes, que conquistaram duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. No ano passado, foram nove alunos. Os criciumenses eram os únicos representantes de Santa Catarina na competição, que triunfaram com duas medalhas de prata e quatro de bronze.

WMT

O aluno Jean Vitor Vieira representou o Brasil na final do World Math Tournament (WMT), ou Torneio Internacional de Matemática. Estudante do 9º da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Padre Ludovico Coccolo conquistou o 3º lugar. O World Math Tournament é um torneio internacional de matemática para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio.

“Nós pretendemos continuar participando da WMT, só que de uma forma mais intensa. Até porque, a partir da participação dos alunos em competições internacionais, tivemos uma parceria com a Coordenadoria da Língua Inglês para o curso de inglês online. Assim, no ano que vem, eles terão um ano de curso e estarão mais preparados na conversação”, explicou a coordenadora de Clubes de Matemática, Karine Luiz Calegari Mrotskoski.

Campeonato Escolar Brasileiro de Othello

O estudante da EMEIEF Padre José Francisco Bertero, Paulino Acácio Vieira Junior, ficou em 3º lugar no Campeonato Escolar Brasileiro de Othello. A competição tinha outras categorias, entre os estudantes ele se destacou.

Competições internas

A Secretaria Municipal de Educação também realizou competições internas, como o I Torneio Interclubes de Othello Online e o Campeonato de Cubo Mágico Online. No Interclubes de Othello, o ranking escolar é a soma da pontuação dos três melhores colocados. A unidade campeã foi a Escola Municipal Ensino Fundamental (EMEF) Professora Lili Coelho.

No torneio do Cubo Mágico Online, o aluno Gabriel Verginio, da EMEF Hercílio Amante, do bairro Vila Floresta I, venceu a competição, com uma média de 11 segundos.

Notícias Relacionadas

Pessoas com 54 e 55 anos serão vacinadas contra Covid-19, em São Ludgero

Durante a vacinação contra Covid-19 as Secretarias de Assistência Social e Saúde estão realizando a campanha “Vacina contra Fome”.

Criança é flagrada dirigindo veículo na Estrada Geral do Rio Novo, em Orleans

A criança foi abordada junto com seu avô, que estava no banco do carona

Mais três unidades de saúde passam por reformas em Morro da Fumaça

São cinco as estruturas que recebem por melhorias nos últimos dois anos

Criciúma vence e assume vice-liderança da Série C

Hygor e Dudu marcaram os gols da vitória do Tigre por 2 a 1 sobre o Ypiranga