Geral

Alunos de Criciúma participam de amistoso de Othello com estudantes japoneses

Iniciativa é do 1º Encontro Escolar Nipo-Brasileiro de Othello. De forma online, as partidas foram entre as escolas municipais e alunos da escola Azabu Junior High School, do Japão

Divulgação

Trocas culturais e novas experiências. Foi o que os estudantes de Criciúma tiveram com os alunos japoneses, da escola Azabu Junior High School, durante o 1º Encontro Escolar Nipo-Brasileiro de Othello. Separados por 12 horas de fuso horário, dez alunos de oito unidades municipais voltarão a jogar os amistosos no próximo sábado (12). Iniciativa foi da equipe da Federação Brasileira de Othello e a Coordenação dos Clube de Matemática da Secretaria de Educação.

A equipe japonesa é considerada uma das melhores do mundo, assim os alunos criciumenses puderam aprender novas estratégias e ter uma nova visão do Othello. “O nosso time não foi campeão, nós estamos iniciando, é somente o segundo ano que estamos jogando, eles já nascem jogando. Os nossos alunos puderam perceber quantas técnicas existem por trás para reverter uma situação de jogo, imaginávamos que íamos ganhar, eles viravam totalmente com uma estratégia. Agora, vamos assistir novamente as partidas para evoluir ainda mais”, coordenadora de Clubes de Matemática, Karine Luiz Calegari Mrotskoski.

A interação ocorreu por meio de três línguas: japonês, inglês e português. “Em partes, nós entendíamos, e, em partes não. Então, cada vez mais percebíamos a necessidade de ter o domínio da língua inglesa. Acredito que está bem evidente para os alunos, que estão participando de campeonatos e olimpíadas, a necessidade de uma segunda língua”, frisou. O técnico japonês é o Takeshi Murakami, tricampeão mundial de Othello. Também participou o Tad Maheata, proprietário da MegaHouse, empresa que fabrica o Othello e patrocina o Campeonato Mundial.

Divulgação

Projeções para ano que vem

Conforme a coordenadora, a ideia para o ano que vem é tornar a prática de amistosos mais frequente para que os alunos possam aprender ainda mais. “Além disso, teremos cubistas no Campeonato Mundial, no sub-14, tudo é uma forma deixar envolvidos treinando para gente ter um bom resultado”, completou.

As escolas participantes e alunos:

Foram dez alunos: Paulino Acacio Vieira Jr, Luigi Ronsani, Isabelli De Aguiar Cardoso, Vitória Comin Cechinel, Fabrício de Jesus Satiro, Ana Maria de Villa Costa, Leonardo Gaspar Viana, Thiago Covre, Helena Albano da Trindade e Estefany da Silva Gomes.

Oito escolas municipais:

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Filho do Mineiro, Jorge da Cunha Carneiro, Padre José Francisco Bertero, Professor Francisco Skrabski e as Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Judite Duarte de Oliveira, Serafina Milioli Pescador e Iria Zandomênego De Luca.

Notícias Relacionadas

Criminosos carneiam vaca prenhe em propriedade de Lauro Müller

O animal, que pesava por volta de 390 quilos, foi abatido no local e toda a carne foi levada.

Celebre com o Blume Motel: reserve uma suíte decorada e ganhe um espumante

Em comemoração ao aniversário de um ano, durante o mês de junho, as reservas com decoração especial entre segunda e quinta-feira ganham de brinde um espumante Moscatel Rosé.

Candidatas à Rainha da VIII Cocalfest se reúnem em primeiro encontro

As meninas se reuniram no sábado (19) em um café com os jurados para se conhecerem e conhecerem como irá funcionar a edição deste ano

Covid-19: Consequências cerebrais devem ser observadas, alerta neurocirurgião

Após contrair o vírus várias pessoas relatam desde queda de cabelo, cansaço, passando por dores de cabeça frequentes, diminuição da capacidade de raciocínio, de memória, entre outros tipos de sequelas e sintomas, alguns duradouros e persistentes