Geral

Alunos de Criciúma participam de amistoso de Othello com estudantes japoneses

Iniciativa é do 1º Encontro Escolar Nipo-Brasileiro de Othello. De forma online, as partidas foram entre as escolas municipais e alunos da escola Azabu Junior High School, do Japão

Divulgação

Trocas culturais e novas experiências. Foi o que os estudantes de Criciúma tiveram com os alunos japoneses, da escola Azabu Junior High School, durante o 1º Encontro Escolar Nipo-Brasileiro de Othello. Separados por 12 horas de fuso horário, dez alunos de oito unidades municipais voltarão a jogar os amistosos no próximo sábado (12). Iniciativa foi da equipe da Federação Brasileira de Othello e a Coordenação dos Clube de Matemática da Secretaria de Educação.

A equipe japonesa é considerada uma das melhores do mundo, assim os alunos criciumenses puderam aprender novas estratégias e ter uma nova visão do Othello. “O nosso time não foi campeão, nós estamos iniciando, é somente o segundo ano que estamos jogando, eles já nascem jogando. Os nossos alunos puderam perceber quantas técnicas existem por trás para reverter uma situação de jogo, imaginávamos que íamos ganhar, eles viravam totalmente com uma estratégia. Agora, vamos assistir novamente as partidas para evoluir ainda mais”, coordenadora de Clubes de Matemática, Karine Luiz Calegari Mrotskoski.

A interação ocorreu por meio de três línguas: japonês, inglês e português. “Em partes, nós entendíamos, e, em partes não. Então, cada vez mais percebíamos a necessidade de ter o domínio da língua inglesa. Acredito que está bem evidente para os alunos, que estão participando de campeonatos e olimpíadas, a necessidade de uma segunda língua”, frisou. O técnico japonês é o Takeshi Murakami, tricampeão mundial de Othello. Também participou o Tad Maheata, proprietário da MegaHouse, empresa que fabrica o Othello e patrocina o Campeonato Mundial.

Divulgação

Projeções para ano que vem

Conforme a coordenadora, a ideia para o ano que vem é tornar a prática de amistosos mais frequente para que os alunos possam aprender ainda mais. “Além disso, teremos cubistas no Campeonato Mundial, no sub-14, tudo é uma forma deixar envolvidos treinando para gente ter um bom resultado”, completou.

As escolas participantes e alunos:

Foram dez alunos: Paulino Acacio Vieira Jr, Luigi Ronsani, Isabelli De Aguiar Cardoso, Vitória Comin Cechinel, Fabrício de Jesus Satiro, Ana Maria de Villa Costa, Leonardo Gaspar Viana, Thiago Covre, Helena Albano da Trindade e Estefany da Silva Gomes.

Oito escolas municipais:

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Filho do Mineiro, Jorge da Cunha Carneiro, Padre José Francisco Bertero, Professor Francisco Skrabski e as Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Judite Duarte de Oliveira, Serafina Milioli Pescador e Iria Zandomênego De Luca.

Notícias Relacionadas

Estudantes começam a fazer as provas do Enem em todo o Brasil

Muitos estudantes chegaram cedo, para evitar aglomerações.

Soldado Esmeraldino pode receber alta na próxima semana

Esmeraldino não teve mais manifestações de crises convulsivas ou outras alterações de gravidade.

Fiocruz negocia mais 15 milhões de doses de vacina da AstraZeneca

Laboratório quer garantir imunização antes da chegada de matéria prima.

HSJosé realiza primeira cirurgia de transplante de tecido ósseo pelo SUS

Instituição que é a primeira do Sul do Estado autorizada para realizar o procedimento, foi credenciada em dezembro para a realização de Transplantes de Tecido Músculo Esquelético.