Turismo

Alunos de Guatá visitam Ecomuseu e Secretaria de Turismo de Lauro Müller

Visita também marcou o dia para o Secretário de Turismo Mirim, que acompanhou agenda da secretaria.

Divulgação

Vinte alunos do quarto e quinto anos do ensino fundamental da Escola Municipal Júlio Serafim Gonçalves, do Barreiros, Distrito de Guatá, visitaram na manhã de sexta-feira (2), a Secretaria de Urbanismo, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico de Lauro Müller. Além da visita, Luiz Henrique Citadin, de 10 anos, foi secretário mirim da pasta por todo o dia. Ele foi escolhido em evento da escola.

Os alunos tiveram aula extraclasse, conhecendo a história de Lauro Müller e as transformações que a cidade recebeu ao passar das décadas, feitas pela ação humana e da natureza. Na sede do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, as crianças viram fotos do início da colonização, os tropeiros, a extração do carvão e a enchente de 1974, fatos históricos contados pelo Secretário Luciano Philippi. O Secretário apresentou aos alunos informações da Coluna White, a história da Estação Ferroviária e do transporte por trens na cidade e falou, ainda, da exposição de fotos sobre a diversidade vegetal da região, presente no museu.

Somada à história, a aula interativa teve espaço para o Ecomuseu e sobre o potencial turístico do município. “O futuro do turismo passa pela educação. A visita também é parte do planejamento para o turismo, que apresenta um dos caminhos para o desenvolvimento desse segmento econômico, a partir da promoção e discussão nas escolas”, afirma Philippi. A visita feita é piloto de um projeto maior, que pretende receber no museu alunos de toda a rede pública de ensino, desde escolas municipais, estaduais, alunos do ensino fundamental e médio.

Divulgação

Segundo a diretora da EM Júlio Serafim Gonçalves, Silvania Aparecida Tasca Bett, a interação feita pelos alunos é importante para alinhar o que é apresentado em sala de aula com a história documentada. “A visita de hoje, feita ao Ecomuseu e à Secretaria de Turismo, ampliou o conhecimento dos alunos, porque eles viram na prática, a história da formação de Lauro Müller, ampliando o que eles já viram em sala de aula”, afirma a diretora. Para ela, pela importância da interação, as visitas deveriam ser ampliadas para todas as escolas do município.

Secretário mirim cumpre agenda – Nesta sexta-feira, o secretário mirim de Turismo, Luiz Henrique Citadin, do Novo Horizonte, acompanhou o titular da pasta, Luciano Philippi, em agenda oficial. Eles visitam a Feira da Agricultura Familiar, no Centro e, também, a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social e alguns estabelecimentos comerciais.

O aluno do quinto ano da EM Júlio Serafim Gonçalves tem dez anos de idade e foi escolhido depois de uma atividade desenvolvida pela Secretaria de Turismo na escola. Para Luiz Henrique, a experiência nova foi interessante. “Gostei de conhecer a Prefeitura. Foi um dia legal”, disse. O Secretário de Turismo oficial e o mirim aproveitaram para fazer fotos com os funcionários, feirantes e pessoas por onde passaram.

Divulgação

Notícias Relacionadas

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

Secretaria de Estado da Educação assina acordo de compartilhamento de dados públicos com o TCE-SC

As assinaturas foram colhidas na abertura do Fórum TCE Educação, em Florianópolis. O evento recebeu cerca de 500 gestores públicos ligados à área de educação

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans