Poder Legislativo

Alunos do CEI Regina Cecheto Spricigo visitam sessão da Câmara de Vereadores de Orleans

Alunos o CEI Regina Cecheto Spricigo visitam sessão da Câmara de Vereadores de Orleans

Foto: Divulgação / Vereadora Mirele Cruz Debiasi Perico

Alunos do Centro de Educação Infantil Regina Cecheto Spricigo visitaram a Câmara de Vereadores de Orleans nessa segunda-feira (26), durante realização da sessão ordinária, pondo em prática o Projeto Cidadão em Ação.

As professoras Simone Assunção Baggio e Zozima dos Santos os acompanharam e contaram que o objetivo foi apresentar o trabalho realizado pelos legisladores. Os vereadores, ao fazer uso da palavra, parabenizaram a iniciativa e enalteceram a importância deste incentivo.

Fizeram uso da tribuna os vereadores Udir Luiz Pavei (PSD), o Dija; Antônio Dias André (PMDB), o Geada; Mirele Cruz Debiasi Perico (PSDB); Paulo Canever (PSD); Hildegart Thessmann Durigon (PSDB); Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá; e, por fim, o presidente da Casa Legislativa, Lucas Librelato (PSDB). Em seguida, a sessão seguiu com a Ordem do Dia. Três Projetos de Lei e três Indicações foram aprovados por unanimidade.

Acompanhe a sessão ordinária na íntegra no vídeo abaixo da matéria.

Alunos o CEI Regina Cecheto Spricigo visitam sessão da Câmara de Vereadores de Orleans

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Ordem do Dia

Projeto de Lei Complementar nº 11, de 16 de junho de 2017, que altera a Lei nº 1.931, de 2 de fevereiro de 2006, que concede gratificação por desempenho da função de contador da Câmara de Vereadores de Orleans a servidor efetivo do quadro de pessoal do poder executivo.

Com isso, fica reajustada para R$ 1,8 mil a gratificação por desempenho da função de contador da Câmara de Vereadores de Orleans. É atribuída a responsabilidade pelos serviços contábeis da Câmara de Vereadores de Orleans a servidor efetivo do quadro de pessoal do Poder Executivo.

A reposição salarial teve por base o índice do INPC calculado pelo IBGE, de março de 2007 a março de 2017, sendo repassado de forma proporcional o percentual acumulado dos últimos dez anos, tendo em vista que a atual gratificação concedida ao servidor está sem correção desde 2006, ano que foi instituída.

Projeto de Lei do Executivo – PE nº 33, de 16 de junho de 2017, que reconhece despesas de exercícios anteriores e autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a empenhar, liquidar, pagar e dá outras providências. A despesa é de uma parcela no valor de R$ 9.813,81 e se refere à obra de construção de duas quadras cobertas.

Projeto de Lei do Poder Executivo – PE nº 34, de 19 de junho de 2017, que anula dotação orçamentaria e abre credito suplementar frente às despesas com obras de pavimentação asfáltica das ruas Luiz Pizolatti Sobrinho, Padre Paulo Bratti, Romualdo Sandrini e Pedro Francisco Cardoso.

Alunos o CEI Regina Cecheto Spricigo visitam sessão da Câmara de Vereadores de Orleans

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Indicação nº 68/2017, de autoria do vereador Rodinei Pereira (PSD): “Que o Executivo reinstale a subprefeitura do distrito de Pindotiba e dê o suporte necessário através de caminhões e maquinários para o melhor atendimento à população do distrito”.

Indicação nº 69/2017, de autoria do vereador Rodinei Pereira (PSD): “Que seja encaminhado ofício à ADR de Criciúma com cópia para o Deinfra, solicitando a instalação de uma lombada na SC-446, saída para Urussanga, mais precisamente em frente à matriz da Empresa Plaszom”.

Indicação nº 70/2017, de autoria do vereador Paulo Canever (PSD): “Solicitar ao Executivo a recuperação da Estrada Geral em Rio Capivaras Alto/Lauro Müller e que a ponte existente neste trecho, na divisa dos municípios de Lauro Müller e Orleans, seja recuperada”.

Alunos o CEI Regina Cecheto Spricigo visitam sessão da Câmara de Vereadores de Orleans

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Sessão extraordinária

Após um intervalo de cinco minutos, uma sessão extraordinária em período ordinário foi realizada com o objetivo de colocar em votação o Projeto de Lei nº 35/2017, que abre crédito especial por conta de anulação de dotação orçamentária. Os vereadores o aprovaram por unanimidade.

“Este projeto trata da modificação de dotação orçamentária referente às multas de trânsito. Antes, os valores eram administrados pelo Batalhão da Polícia Militar de Orleans e passarão a ser administrados pelo Comando Geral da Polícia Militar do Estado. O Município firmou um novo convênio e essa modificação se faz necessária. Isso é o que Executivo está pedindo para esta Casa Legislativa em regime de urgência”, explicou o relator, vereador Hildegart Thessmann Durigon.

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados