Educação

Alunos do Centro Educacional Meta recebem premiações de Olimpíada e Mostra Brasileiras

Foram 21 medalhas recebidas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e 9 medalhas conquistadas na Mostra Brasileira de Foguetes.

Foto: Reinaldo Coan

Em noite de celebração entre escola, alunos e família, o Centro Educacional Meta, situado em Orleans, realizou uma noite festiva para a entrega das premiações da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Mostra Brasileira de Foguetes.

Ao total, foram 21 medalhas recebidas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (5 de ouro, 11 de prata e 5 de bronze) e 9 medalhas conquistadas na Mostra Brasileira de Foguetes (1 de prata e 8 de bronze). Em ambas as modalidades, foram 30 medalhas. Visando despertar o interesse sobre os assuntos desde cedo, em 2015, a escola implantou dois projetos anuais.

O Projeto Uma Odisseia no Espaço consiste em estimular a busca por conhecimento na área astronômica, por meio de observação no céu e aulas expositivas e práticas a percepção de diferentes fases da lua, constelações e até celebrar ocasiões especiais, como a passagem de um cometa, eclipse, chuva de meteoros ou alinhamentos.

“Ao longo do ano, as crianças e adolescentes aprendem sobre rotação, translação, objetos do sistema solar, galáxias, leis de Kepler, gravitação universal, campos magnéticos, origens do sistema solar, evolução e morte de estrelas além de conteúdos de astronáutica, tais como missões espaciais, desenvolvimento humano entre outros”, conta a professora Eluana Moreira.

O Projeto Pequenos Astronautas, por sua vez, tem o propósito de estimular o desenvolvimento de foguetes, que leva os alunos à prática, aprendendo a lidar com problemas reais e como solucioná-los por meio do pensamento crítico e análise da situação, buscando melhores desempenhos a cada lançamento.

“A astronomia é uma ferramenta incrível, capaz de despertar a curiosidade natural das crianças e encorajá-las a fazer perguntas e buscar respostas por conta própria, por meio de observações, lógica e durante as aulas. Nos dias atuais, não sobra tempo para pararmos e olharmos para o céu, e isso cultiva a paciência, que é uma qualidade útil na vida das crianças. Com nossas aulas, ganhamos perspectiva sobre o planeta e o universo, fazendo com que o modo de pensar das crianças e adolescentes se ampliem, enriquecendo seus pontos de vista”, avaliou a professora.

Os projetos têm início no 1° ano do ensino fundamental I e vão até as fases finais. “Como modo de medir o nível de conhecimento dos alunos, a escola optou por participar, pelo terceiro ano consecutivo, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que consiste em uma prova de 10 questões, e da Mostra Brasileira de Foguetes, que consiste na fabricação e lançamento de foguetes horizontais”, detalhou Eluana.

Em 2019, O Centro Educacional Meta conquistou 22 medalhas, tendo classificado uma aluna para as olimpíadas internacionais e um aluno para a última etapa da Mostra Brasileira de Foguetes, o qual voltou com troféu de ouro do Rio de Janeiro.

Em 2020, o Meta mostra que o projeto tem crescido e se desenvolvido de uma maneira exponencial, atraindo maior interesse dos alunos. Mesmo em tempos de pandemia, a escola recebeu, na prova, 21 medalhas de ouro, 6 de prata e 12 de bronze. Já na Mostra, foram 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 2 de bronze, totalizando 39 medalhas na prova e 9 medalhas na mostra e 48 medalhas nas duas modalidades.

Confira o da classificação geral e conheça os alunos que conquistaram as melhores classificações do Meta:

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA:

OURO

1 – Ana Laura Volpato

2 – Arthur Mazon

3 – Guilherme Fontanella Meaurio

4 – Gustavo Laurentino Galvani

5 – Sarah Brighente Goulart

PRATA

1 – Laysa Baschirotto Felisbino

2 – Amanda Silva Ferraz

3 – Henrique Brighente Spricigo

4 – Isabeli Luciano Tournier

5 – Juarez Zomer Antunes

6 – Laura Elias Zehnder

7 – Davi Piuco Farias

8 – Jullya Teixeira Fontanela

9 – Leticia Luciano da Rosa

10 – Marcos Vinicius Baggio Marchioli

11 – Otavio Eloi Bortolin Coan

BRONZE

1 – Alice Zanini Dalazen

2 – Alice Pescador

3 – Gabriel de Oliveira Koch

4 – Hiago Alberton Gazola

5 – Ana Sophia Ascari Coan

MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES:

PRATA

1 – Laura Elias Zehnder

BRONZE

1 – Beatriz Benedetto Mazzuco

2 – Davi Elias Zehnder

3 – Maria Eduarda Bento Rosa

4 – Arthur Zanini Dalazen

5 – Davi Benedetto Mazzucco

6 – Henrique Goulart Scursel

7 – João Manoel Ramos Antunes

8 – Livia Ramos Antunes

Foto: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Fotos: Reinaldo Coan

Notícias Relacionadas

Suspeito de matar enfermeiro no estacionamento de UPA em SC é preso com armas e drogas, diz polícia

Prisão ocorreu quase um mês após assassinato. Segundo a Polícia Civil, Abner Luiz Camelim estava dentro de um carro quando foi atingido.

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

Resultados dos pedidos serão conhecidos em 13 de maio