Educação

Alunos do CMG participam de oficina sobre a interferência da arte na fotografia

Uma tarde para usar a imaginação e soltar a criatividade. Assim foi a atividade realizada pelos alunos dos primeiros anos do Colégio Maximiliano Gaidzinski, de Cocal do Sul, durante a Oficina de Interferência em Fotografia, ministrada pelo fotógrafo-artista, Nário Barbosa, do Jornal Diário do Grande ABC, de Santo André (SP).

Os alunos participaram de uma aula prática de arte e aprenderam sobre o curioso trabalho que se confunde com uma pintura. A iniciativa faz parte do projeto Arte e Fotografia, trabalhado na disciplina de artes pela professora Julmara Goulart Sefstrom. Durante a interferência na foto vale qualquer coisa para se chegar ao resultado esperado. Uns utilizaram pintura, outros riscaram, utilizaram bico de pena, tinta acrílica, costura, entre outros.

O objetivo é transformar a fotografia em uma verdadeira obra de arte. De acordo com o artista, a fotografia pode ser vista de muitas linguagens. “Fotografar não é só apertar o botão, é ir mais além. Riscar sobre a imagem é brincar sobre a foto e transformá-la. Possibilitar aos alunos este aprendizado é despertar o interesse pela arte e mostrar que ela não esta apenas nos museus, muros ou bienais. Ela está em todos os lugares”, afirma Nário.

Para a aluna Fernanda Bom Morais a técnica surpreendeu os alunos que interagiram em todos os momentos. “O trabalho despertou a atenção do grupo. Fotografar não é apenas fazer uma foto, existe todo um processo. Achei interessante porque é simples, qualquer pessoa pode fazer. Eu usei uma foto minha de rosto e pude brincar com ela com risco e pintura. Ela também poderá ser utilizada para decorar”, destacou.
O resultado dos trabalhos estará em exposição no Colégio a partir desta semana.

[soliloquy id=”36877″]