Educação

Alunos do Colégio Satc vão plantar árvores com dinheiro arrecadado em venda de livros

Terceira fase do curso técnico em Administração arrecadou obras literárias através de doações e criou uma loja online

Divulgação

Uma iniciativa dos alunos da terceira fase do curso técnico em Administração do Colégio Satc está unindo empreendedorismo e sustentabilidade. O grupo abriu uma loja online para vender livros usados e, com parte do valor arrecadado, quer comprar mudas de árvores para plantar em Criciúma. O projeto, chamado de Ecobook, já arrecadou em torno de 250 livros.

Os alunos foram responsáveis por todos o desenvolvimento do Ecobook. Com o apoio dos professores, eles arrecadaram livros, criaram um site de vendas, fizeram a divulgação nas redes sociais, providenciaram brindes, orçaram fretes e estão cuidando de todo o atendimento ao cliente na hora da venda.

Conforme uma das participantes do projeto, a aluna Camille Borges Vieira, foi uma forma encontrada de cuidar do meio ambiente e facilitar o acesso das pessoas à leitura. “Os livros que as pessoas não leem mais, ou vão pro lixo ou ficam na estante. Nosso projeto visa evitar esse desperdício de papel e vender livros por um preço mais acessível”, detalha.

Os livros custam de 5 a 10 reais. Dos livros arrecadados, nenhum foi jogado fora. Aqueles que estavam em situação precária foram reciclados e utilizados para fazer vasos de flor. “Os clientes não estão comprando apenas um livro, eles estão contribuindo com o meio ambiente e ainda ganham brindes por isso, como um marca-página que elaboramos”, reforça Laura Pugen, também participante do projeto.

Verba será usada para plantar árvores

O dinheiro arrecadado com a venda dos livros já tem um destino. A primeira parte será utilizada para repor os gastos que os alunos tiveram para criar a loja online e o restante utilizado para comprar mudas de árvores frutíferas.

Ainda não se sabe onde essas árvores serão plantadas, mas a ideia é que o destino seja no espaço onde está localizada a Fundação da Associação Beneficente Abadeus.

Projeto interdisciplinar

O Ecobook é um projeto que envolve todos os alunos da terceira fase do curso e está sendo desenvolvido de forma interdisciplinar. Participam da iniciativa professores de Logística, Lean Manufacturing, Sustentabilidade, Gerenciamento de Projetos e Empatia.

Para a professora Daniela Scotti, é uma forma de os alunos colocarem em prática aquilo que aprendem na teoria. “Com a criação de uma empresa real, eles se tornam mais preparados para lidar com as situações e problemas que podem surgir na profissão”, destaca. Segundo ela, o projeto também possibilita que os alunos tenham contato com o mercado que os aguarda.

O site para conferir os livros e saber mais sobre o projeto é o: ecobookonline.com

Notícias Relacionadas

Fapesc investe R$ 1 milhão em novos estudos para produção de vinho e uva em SC

A produção de uvas e vinho abrange ainda uma área de cultivo de cerca de 6 mil hectares em diferentes regiões. Só de vinícolas, são 95 empresas registradas no Estado

Profissionais da Assistência Social passam por minicurso sobre abordagem antirracista em Criciúma

Palestra foi ministrada por três profissionais da área da Educação e Direito e ocorreu no Salão Ouro Negro

24 horas: Um sonho de 30 anos realizado em Cocal do Sul

A inauguração será neste domingo (26), às 18h, no dia do aniversário de 30 anos de Cocal do Sul

Edital Cultura Criciúma contemplará 30 projetos com R$ 133 mil

Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro. Objetivo é incentivar atividades culturais na cidade