Educação

Alunos do Colégio Satc vão plantar árvores com dinheiro arrecadado em venda de livros

Terceira fase do curso técnico em Administração arrecadou obras literárias através de doações e criou uma loja online

Divulgação

Uma iniciativa dos alunos da terceira fase do curso técnico em Administração do Colégio Satc está unindo empreendedorismo e sustentabilidade. O grupo abriu uma loja online para vender livros usados e, com parte do valor arrecadado, quer comprar mudas de árvores para plantar em Criciúma. O projeto, chamado de Ecobook, já arrecadou em torno de 250 livros.

Os alunos foram responsáveis por todos o desenvolvimento do Ecobook. Com o apoio dos professores, eles arrecadaram livros, criaram um site de vendas, fizeram a divulgação nas redes sociais, providenciaram brindes, orçaram fretes e estão cuidando de todo o atendimento ao cliente na hora da venda.

Conforme uma das participantes do projeto, a aluna Camille Borges Vieira, foi uma forma encontrada de cuidar do meio ambiente e facilitar o acesso das pessoas à leitura. “Os livros que as pessoas não leem mais, ou vão pro lixo ou ficam na estante. Nosso projeto visa evitar esse desperdício de papel e vender livros por um preço mais acessível”, detalha.

Os livros custam de 5 a 10 reais. Dos livros arrecadados, nenhum foi jogado fora. Aqueles que estavam em situação precária foram reciclados e utilizados para fazer vasos de flor. “Os clientes não estão comprando apenas um livro, eles estão contribuindo com o meio ambiente e ainda ganham brindes por isso, como um marca-página que elaboramos”, reforça Laura Pugen, também participante do projeto.

Verba será usada para plantar árvores

O dinheiro arrecadado com a venda dos livros já tem um destino. A primeira parte será utilizada para repor os gastos que os alunos tiveram para criar a loja online e o restante utilizado para comprar mudas de árvores frutíferas.

Ainda não se sabe onde essas árvores serão plantadas, mas a ideia é que o destino seja no espaço onde está localizada a Fundação da Associação Beneficente Abadeus.

Projeto interdisciplinar

O Ecobook é um projeto que envolve todos os alunos da terceira fase do curso e está sendo desenvolvido de forma interdisciplinar. Participam da iniciativa professores de Logística, Lean Manufacturing, Sustentabilidade, Gerenciamento de Projetos e Empatia.

Para a professora Daniela Scotti, é uma forma de os alunos colocarem em prática aquilo que aprendem na teoria. “Com a criação de uma empresa real, eles se tornam mais preparados para lidar com as situações e problemas que podem surgir na profissão”, destaca. Segundo ela, o projeto também possibilita que os alunos tenham contato com o mercado que os aguarda.

O site para conferir os livros e saber mais sobre o projeto é o: ecobookonline.com

Notícias Relacionadas

Criciúma contratou 14 atletas em 2024

Idoso fica gravemente ferido após sofrer queda de ponte em Siderópolis

O motorista, de 72 anos, não percebeu que uma ponte da Área Industrial estava interditada, e tentou atravessar, momento que a estrutura se rompeu. O condutor ao sair do veículo, caiu no rio durante a noite dessa terça-feira, dia 23

Motorista joga veículo contra policiais durante perseguição em Urussanga

Os dois envolvidos eram um casal de Orleans, sendo que ambos possuíam passagens por tráfico de drogas

Frente fria atormenta SC que deve enfrentar tempo instável nesta quarta; o que esperar?

Conforme informações da Defesa Civil, a frente fria é causada por um fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia