Educação

Alunos do Colégio Satc visitam trabalhos ligados à água no Centro Tecnológico da instituição

Aula especial teve como foco as ações e estudos da entidade conectados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Divulgação

Para dar seguimento à mais uma etapa do projeto ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os alunos do Ensino Integral do Colégio Satc visitaram as instalações do Centro Tecnológico Satc (CTSatc). Durante a aula especial, as turmas do 4º e 5º ano puderam conhecer as ações da instituição para a utilização da água da chuva e o Laboratórios de Águas e Efluentes (LAQUA).

A bióloga, Regina Fernandes, foi a responsável pelo tour e levou as crianças para conhecerem o sistema de armazenamento da água da chuva. “Utilizamos duas cisternas, com capacidade de 30 mil litros cada uma, para o armazenamento da água que cai nas calhas do prédio e chega até os reservatórios. E esse líquido é destinado para o uso não nobre, como banheiros e lavagem de calçadas”, expõe Regina.

Como o projeto focado no ODS 6 Água Potável e Saneamento, a turma conheceu o laboratório LAQUA, responsável por análises e controle de qualidade da água de que busca por esse serviço. “Nessa visita, os alunos puderam conhecer e descobrir como a instituição em que eles estudam cuida e utiliza esse recurso natural tão valioso. Eles puderem ver a mágica que é feita no laboratório de análises e ver com a aplicação o que pode ser água potável ou não”, conta a professora do Integral do Colégio Satc, Emanuela Toldo.

Para a pequena Alice Roque Izidro, analisar a água antes de beber é muito importante. “Aprendi que precisamos fazer testes, pois dependendo do resultado a gente vai saber o que podemos beber e o que pode fazer mal para as pessoas”, explica a aluna.

Além da visita ao CTSatc, os estudantes irão conhecer o processo de tratamento de água realizado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).

Notícias Relacionadas

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea

Idoso morre após cair de 7 metros ao tentar passar de caminhão por ponte interditada em Siderópolis

Médico morre após acidente envolvendo dois carros e três caminhões na BR-282, em SC

Alexandre Antonio Koerich, de 51 anos, chegou a ser internado, mas não resistiu. Colisão aconteceu em Ponte Serrada, no Oeste.

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Dados indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024