Educação

Alunos do curso de direito da Esucri conhecem a rotina da penitenciária de Criciúma

Participaram da ação estudantes da disciplina de Introdução ao Direito Penal

Foto: Divulgação

Alunos do curso de Direito das Faculdades Esucri tiveram no último sábado, dia 9, a oportunidade de realizar uma visita à Penitenciária Sul de Criciúma. Os estudantes da disciplina de Introdução ao Direito Penal, da 1ª fase, conheceram a rotina da unidade e as principais atividades realizadas no local.

Localizada no bairro São Domingos, a instituição é uma das mais modernas penitenciárias de Santa Catarina destinadas aos presos em cumprimento de pena definitiva. Os estudantes foram conduzidos pelo diretor da instituição, Wagner Batista Ismael. Além disso, os alunos conheceram o cotidiano dos policiais penais que atuam na unidade e a grande responsabilidade que desempenham em aplicar a lei, manter a ordem e a segurança do local.

“A visita teve como objetivo provocar a ampla reflexão sobre os conceitos do crime e da pena discutidos em sala de aula, fortalecidos pela oportunidade da observação prática, desmistificando algumas ideias e fortalecendo o desejo de integrar, com a conclusão do curso, as áreas de atuação jurídica que perpassam o contato profissional com o sistema penitenciário local”, afirmou o professor, Leonardo Alfredo da Rosa.

A estudante Manuela Rabello ressaltou que a visita à penitenciária mudou sua visão sobre um presídio. “Lá a gente pôde entender cada detalhe de como funcionam as coisas, e sobre o trabalho dos policiais, o que acaba nos aflorando muito sobre o que queremos ser. Uma experiência única e que com certeza todos nós vamos levar para a vida”, comentou.

“Tínhamos informações muito vagas e sem comprovação de como funcionava o sistema prisional e a ressocialização, essa visita trouxe uma visão muito ampliada e realista de como funciona na prática”, destacou a estudante Ana Caroline Schulter.

Já a aluna Josiele Ávila ressaltou que a visita à penitenciária trouxe uma nova perspectiva sobre o sistema carcerário na região. “A organização e funcionalidade da instituição é totalmente diferente do que a maioria da população acredita que seja, me surpreendeu de forma positiva, o trabalho dedicação de cada profissional envolvido é fantástico”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Operação “Street Cleaner” é deflagrada na cidade de Lauro Müller

Com o intuito de controlar o tráfico de drogas a ação foi realizada na região de Barreiro, no distrito de Guatá

Homem é achado morto em cama de hotel em SC

Ele estava no município para o evento de uma empresa de climatizadores evaporativos; vítima foi identificada como Geraldo Paulo Marques

Bandidos esquartejam vacas para roubar carne em cidade do Norte de SC

As vacas foram esquartejadas em uma fazenda na localidade de Mafra; prejuízo deve ser de mais de R$ 35 mil

Duas cidades de SC estão entre as mais solidárias do país segundo a ONU; saiba quais

Municípios são destaque no atendimento e acolhimento a refugiados e migrantes