Educação

Alunos do Técnico em Informática apresentam TCC’s

Na reta final do curso, projetos foram avaliados por professores e empresários da área

Divulgação

A apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) é a reta final para os estudantes em suas formações acadêmicas, e foram experiências vivenciadas pelos alunos do curso técnico em Informática do colégio Satc. As produções dos TCCs são realizadas pelos próprios alunos, em supervisão dos professores. Desde a escolha do tema, na montagem dos trabalhos e, posteriormente, finaliza na apresentação de cada projeto desenvolvido no final do ano.

Segundo o professor, Luciano Bitencourt Fernandes, o sentimento é de satisfação, porque os alunos chegam tímidos e assustados no primeiro ano, e na hora da produção e apresentação dos trabalhos é perceptiva a evolução individual que cada estudante adquiriu durante os anos no curso.

“Ao longo desses anos vemos eles aplicando os estudos, indo atrás de temas, testando os projetos construídos, conseguindo botar em prática com esforço e compilando tudo isso na apresentação. Principalmente, neste momento, nós professores conseguimos perceber a troca do medo no início do curso, pela confiança no final em cada minuto dedicado no trabalho”, ressalta.

Bitencourt também diz que a experiência de subir no palco e apresentar um TCC no ensino técnico é importante. Os alunos conseguem perceber na prática como é feito a produção dos trabalhos e como é o sentimento na hora da apresentação em frente aos avaliadores.

“De certa forma, isso pode facilitar e acostumá-los na hora de apresentar o trabalho de conclusão no futuro, durante os anos de graduação. Além de ajudar a se acostumar e ganhar maturidade no desenvolvimento de projetos para o mercado de trabalho depois das suas formações”, pondera.

Experiência com o mercado

De acordo com o estudante, Vinicius Damiani, o sentimento de nervosismo antes da apresentação é normal, devido as bancas que podem ser as suas futuras empresas no mercado de trabalho. “Mas, a confiança por causa dos estudos e do conhecimento durante a produção do trabalho já ajuda, e deixa a apresentação tranquila”, assinala.

Damiani e a sua dupla, o estudante, Victor Bonomi, criaram o projeto chamado de SmartHouse Dog, ou seja, uma casa de cachorro inteligente. A inspiração para os estudantes foi em relação às dificuldades nos cuidados aos animais em questão a rotina de trabalho dos donos.

“Com o nosso aplicativo desenvolvido, essa preocupação ficará amenizada, porque os cuidados aos animais de estimação serão feitos, automaticamente, por nossa casa de cachorro inteligente, e assim irá ajudar os donos mesmo com a rotina de trabalho todos os dias”, explicam.

Para Damiani e Bonomi, cursar o técnico em Informática na Satc ajudou em suas formações profissionais. Desde as visitas em empresas de tecnologia, os equipamentos utilizados nas aulas e os professores que ajudam na formação de cada aluno.

Notícias Relacionadas

Mulher leva mais de 20 facadas em São Ludgero; autor do crime fugiu

Um dos filhos da vítima afirmou que o homem chegou à residência a pé, entrou dentro da casa, esfaqueou a mãe e depois saiu correndo com a faca e, logo após, o possível autor fugiu do local com um veículo Fiat Uno de cor vermelha

Agricultura distribuirá BTI para combater o mosquito borrachudo

A entrega do produto aos proprietários e moradores das comunidades do interior de Braço do Norte acontece às 9 horas

Macrodrenagem do Rio Criciúma vai avançar no bairro Pio Correa

Projeto das intervenções foi apresentado à comunidade

Teatro Jônatas João prorroga prazo para inscrição

Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 15,00, sendo enviado boleto por e-mail