Geral

Alunos que desejam concorrer ao Prouni 2026 precisam se inscrever no Enem até 13 de junho

Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo para 13 cursos da UniSatc

Foto – SATC

O prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta sexta-feira (13). Para os estudantes que sonham em ingressar no ensino superior com uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), é essencial garantir a inscrição dentro desse prazo. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, e os resultados do exame poderão ser utilizados para a seleção do Prouni 2026 no Centro Universitário UniSatc, com ingresso para 13 cursos de graduação.

A supervisora de Atendimento da UniSatc, Débora Soares, reforça a importância da participação no Enem. “O Prouni é uma oportunidade valiosa. Tanto os alunos de escolas públicas quanto os alunos de escolas particulares podem concorrer. No primeiro semestre de 2025, tivemos mais de 300 vagas no Programa aqui na UniSatc, e algumas não foram preenchidas. E isso aconteceu porque muitos alunos que têm o perfil do programa, porém, não fizeram o Enem e, por isso, não puderam participar da seleção”, explica.

O programa é destinado exclusivamente a brasileiros sem diploma de curso superior. A seleção para as bolsas leva em conta as notas obtidas no Enem em uma das duas edições anteriores ao processo seletivo. “O Prouni é uma porta de entrada muito importante para ensino superior. Mas para participar, o aluno precisa entender que o Enem faz parte desse processo. Então, o futuro acadêmico de muitos jovens pode começar com um clique e com a chance de estudar gratuitamente em uma instituição como a UniSatc”, destaca Débora.

Requisitos para o Prouni

Pode se candidatar ao Prouni quem:
Cursou todo o ensino médio em escola pública;
Cursou todo o ensino médio em escola particular como bolsista integral;
Estudou parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista integral;
Estudou parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista parcial ou sem bolsa;
Cursou todo o ensino médio em escola particular como bolsista parcial ou sem bolsa.
Além de fazer o Enem, o estudante precisa cumprir outros critérios para participar do Prouni. É necessário obter, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame e não zerar na redação. Também é exigido que o candidato comprove renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais (100%) ou até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%).

Notícias Relacionadas

Sem Alisson, Criciúma terá Axel Lopes relacionado pela primeira vez

O goleiro já vinha sendo o reserva imediato nas últimas rodadas e agora pode assumir uma responsabilidade ainda maior em um jogo decisivo.

Jovem de 19 anos é sequestrado, torturado e roubado em Balneário Arroio do Silva

Crime teria ligação com o tráfico de drogas; suspeitos foram localizados em Araranguá e veículo apresentava manchas de sangue

Empresário criciumense morre em campeonato de rally, em Paulo Lopes

O evento publicou em nota de pesar que o participante sofreu um grave acidente e foi prontamente atendido, mas não resistiu.

Carro incendiado em Siderópolis pode ter ligação com homicídio de mulher em Criciúma

Veículo seria da vítima assassinada no dia anterior; polícia investiga relação entre os dois crimes.