Educação

Alunos são contemplados com laptops em Orleans

A Secretaria de Educação de Orleans, por meio do Programa Nacional de Educação do Campo – Pronacampo, do Ministério da Educação – MEC, entregou, nesta quinta-feira (18), oito laptops educativos para os alunos da E.E.F. Santos De Picolli, da comunidade de Rio Pinheiros. O objetivo do programa é promover a inclusão digital e o uso pedagógico da informática nas instituições rurais.

Para a secretária de Educação do município, Eliete Bianco Zanini Damazio, o recebimento desses laptops vai potencializar a qualidade do ensino no campo. “É mais um grande ganho para as nossas crianças, pois elas terão a possibilidade de se comunicar e ter acesso ao mundo digital. Ao receber a devida instrução, os alunos poderão avançar ainda mais nos estudos”, pontua Eliete. A partir de agora os professores serão capacitados para que possam utilizar essa nova ferramenta de trabalho, que promove o compartilhamento do conhecimento.

“Estou muito feliz com a entrega desses laptops para a nossa escola. Vou aprender a utilizar o aparelho nas aulas de informática e poder acessar a internet para estudar”, afirmou a estudante Franciele Peters Zomer. “É uma alegria para todos nós essa grande conquista, que abre oportunidade de aprendizagem para os professores e alunos. Nossas crianças estão muito empolgadas com a novidade e tenho certeza de que esses laptops serão muito utilizados”, acrescenta a professora Iria de Freitas.

Saiba mais – O Pronacampo oferece apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo. O objetivo é formar agricultores em universidades e em cursos técnicos para que apliquem os conhecimentos adquiridos em ações que elevam a produtividade nas pequenas propriedades e garantir a distribuição de renda. O programa atenderá escolas rurais e quilombolas. No campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. O Pronacampo baseará suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Uma das ações previstas é a educação contextualizada, que promova a interação entre o conhecimento científico e os saberes das comunidades.

Stéphanie Piava Pizzolatti/Comunicação Prefeitura de Orleans

  • 5e8fe4f24e16dc16492be048211286a8
  • p17ofkgum219061kkt1hhp1ui06qv3
  • p17ofkgum29t6bse1ka3130cvia4