O Pensar Político – Conexão Capital

Amin lidera

Foto: Divulgação

Pesquisa divulgada esta semana pelo Paraná Pesquisas revela os primeiros números para as eleições de 2018 ao governo do Estado de Santa Catariana. Esperidião Amin (PP) lidera com 30%. Em segundo lugar, aparece Paulo Bauer (PSDB), com 20,3%. O terceiro lugar fica com Mauro Mariani (PMDB), 9,9%, enquanto Décio Lima (PT) aparece com 8,5%, Jorginho Melo (PR) com 5,1% e Gelso Merísio (PSD) com 4,5%.

Os números foram recebidos com festa no Partido Progressista, principalmente pelo grupo alinhado ao ex-governador Esperidião Amin. As mensagens nos grupos de Whatsapp se espalharam rapidamente. Mensagens do tipo: “Nós vamos voltar”, “Nós temos candidato ao governo”, “Ninguém segura mais ELE”, “Em fevereiro as coisas mudam”.

Tradicionalmente, a família Amin tem um eleitor fiel, mas o problema é o chamado “teto” que esbarra com a rejeição. Por isso, a cúpula progressista já deu o tom, não adianta liderar os números iniciais se não houver uma coligação robusta, ou seja, sozinho ninguém chega. Nem o Amin!

Força

Os números revelam a força do ex-governador Esperidião Amin, força esta que se sustenta em seu carisma, sua oratória, sua capacidade de trabalho e principalmente pelos índices alcançados quando esteve à frente do governo do estado.

PMDB
Mauro Mariani do PMDB aparece com 9,9% da intenção de votos. Mas é só o 15 ir para as ruas que os números mudam. O PMDB é considerado um arrastão de votos.

PSD

O melhor antídoto para vitaminar os números de Gelso Merísio (PSD) é o governador de fato assumir a pré-candidatura de Merísio. O apoio é muito discreto.

Renovação

A pesquisa divulgada não apresenta nomes novos na disputa ao governo.

Conexão Capital

Sobre a metodologia da pesquisa Paraná, vale apena lembrar que é a mesma empresa que demonstrou a reação da candidata Ângela Amin em 2016 quando outros institutos apontavam vitória folgada para o prefeito Gean Loureiro (PMDB). Em Florianópolis a Paraná acertou.

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

O poder da mídia

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso avalia a relação da mídia atual com a divulgação de informações sobre o novo tipo de gripe, o H3N2, à população.

Cuidados com a coluna devem ser redobrados no Verão e na praia

Carregar pesos como caixas térmicas e cadeiras de praia podem causar dores e até lesões na coluna.

Bauer, Amin e Kleinübing