Geral

Amrec e Unesc encerram primeira etapa do Plano de Desenvolvimento

Universidade realizou reuniões com representantes de cada um dos 12 municípios da região para elencar as principais necessidades e potencialidades socioeconômicas.

Divulgação

O Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) teve a primeira etapa finalizada. No total foram 12 reuniões virtuais realizadas sob comando da Unesc, com o propósito de elencar os principais desafios, potenciais e sonhos da cada um dos municípios da região para o pós-pandemia. Ao longo dos encontros, mais de 800 pessoas, entre lideranças comunitárias e dos setores público e privado, participaram e deixaram suas contribuições de maneira virtual.

Foi possível levantar um diagnóstico completo de todos os municípios da Amrec, envolvendo as principais necessidades. “Nós apresentamos dados socioeconômicos das cidades, e os grupos discutiram quais os desafios da nossa região, qual a visão de futuro para daqui a 10 anos e quais as grandes potencialidades”, explica Luciane Ceretta, reitora da Unesc.

Para o próximo passo, nesta semana, a equipe técnica da universidade fará a análise de todas as informações coletadas. Em seguida, retornará para a segunda etapa do projeto, novamente dialogando com os municípios e discutindo os resultados obtidos. “Elencaremos, juntos, as prioridades para a nossa região”, completa Luciane.

A terceira etapa está prevista com a elaboração dos projetos estratégicos. Um comitê de governança será criado, que dará continuidade ao monitoramento da execução do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. No final de outubro ocorrerá a apresentação dos trabalhos para as 12 cidades. A execução deverá acontecer a partir do próximo ano, quando os novos prefeitos assumirão os mandatos.

“A participação dos municípios nesse primeiro momento foi impressionante. As pessoas estão muito mergulhadas na possibilidade de construirmos juntos o desenvolvimento da Amrec, com novas possibilidades para atrair investidores e potencializar aqueles que já temos. Nós estamos dedicados para que esse plano seja de fato um norteador da tomada de decisão e da locação de investimentos públicos e do setor produtivo para os próximos 10 anos”, destaca a reitora.

Momento de recuperação econômica

A união de toda a sociedade foi evidenciada pelo presidente da Amrec, Ademir Magagnin. Para ele, esse será um momento importante para a recuperação dos municípios. “Entendemos o grande valor desta parceria, principalmente por ser em um momento tão difícil para a economia, que está comprometida. Esse plano abrirá portas, possibilitará trabalhos e mostrará a força da Região Carbonífera”, ressalta o prefeito de Cocal do Sul.

“Daqui para a frente saberemos o que cada cidade tem dentro da sua vocação. O que poderá ser implementado ao longo da próxima década, como metas”, afirma Magagnin. Entre os pilares discutidos dentro das reuniões, entram a saúde, a educação, o turismo, a cultura, a mobilidade urbana, a tecnologia e o desenvolvimento.

Foram apresentadas ainda macrotendências mundiais, como a intensificação de demanda por alimentos, a expansão do entretenimento e do turismo, infraestrutura moderna e competitiva, envelhecimento da população e mudança no padrão da produção, para fomentar a reflexão do que os municípios podem fazer para se beneficiar delas.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Estado libera recursos para pavimentação da última etapa de acesso à Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis

Para o prefeito Cesa, foram muitos anos de espera por essas duas obras no município.

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região