Geral

AMREC realiza capacitação em Sala de Vacina

A responsabilidade de ministrar essas capacitações é da Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica

Divulgação

Iniciou essa semana (23/05) a primeira capacitação em sala de vacina de 2022, para servidores dos municípios ligados a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). O curso terá 40 horas e está ocorrendo durante a semana toda na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). No total serão três turmas, com 15 servidores em cada turma, nos meses de maio, julho e setembro, numa parceria com a Gerencia Regional de Saúde e os municípios da AMREC.

No ano passado outras três turmas foram capacitadas. A justificativa, segundo a secretária da Comissão Intergestores Regional de Saúde, (CIR-Carbonífera), Margarete Pasetto, é a falta de vacinadores habilitados nos municípios. “Aumentou, e muito, as atividades de vacinação”, argumentou Margarete, explicando que a demanda foi trazida pelos secretários de saúde dos municípios, e teve a aprovação do presidente da AMREC e prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves.

A responsabilidade de ministrar essas capacitações é da Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divi), que atualmente não consegue atender toda demanda, e autoriza as capacitações descentralizadas. A responsabilidade técnica é da Gerencia de Saúde e a logística e de custo com a AMREC.

Conforme a enfermeira da vigilância do Estado, Angela Rosso, com a pandemia de Covid-19, a importância de ter mais pessoa capacitadas aumentou. “Aumentou muito a demanda, alguns servidores se aposentaram, em outros casos os municípios aumentaram sua estrutura, com nova salas de vacina”, justifica Angela.

O curso está sendo coordenado pelo Setor de Imunização e Vigilância Epidemiológica da Gerencia Regional de Saúde de Criciúma e pela CIR-Carbonífera. “Hoje são cerca de 20 tipos de vacinas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. O vacinador precisa estar apto a avaliar a carteira nacional de vacinação e orientar sobre o esquema vacinal”, explica Margarete.

O curso está sendo ministrado pelo monitor credenciado pelo Estado, o enfermeiro Paulo Hansen, que atua no setor de tuberculose e hanseníase na secretaria municipal de saúde de Criciúma. As vagas foram divididas entre os 12 municípios da AMREC de acordo com a necessidade.

Notícias Relacionadas

Incêndio de grandes proporções atinge Paróquia de Treze de Maio

Fogo mobilizou cinco viaturas do Corpo de Bombeiros na manhã deste domingo (11), no Centro do município; causa e extensão dos danos ainda não foram confirmadas.

Suspeito de matar ex-companheira e outro homem é preso em Balneário Arroio do Silva

Homem de 53 anos foi localizado após bater o carro contra um muro na rodovia entre Araranguá e o município; vítimas foram encontradas mortas em via pública.

Mulher escapa de tentativa de roubo após ameaça com faca em São Ludgero

Vítima, de 39 anos, caminhava pelo bairro Madre Tereza quando foi abordada por um homem em uma motocicleta que exigiu seu celular.

Morre aos 74 anos o ex-vereador Albertino Pereira Ramos, em Jaguaruna

Liderança do Balneário Camacho, ele atuou na Câmara Municipal entre 1993 e 1996 e ficou conhecido pela defesa dos pescadores e das demandas da comunidade.