Geral

AMREC realiza capacitação em Sala de Vacina

A responsabilidade de ministrar essas capacitações é da Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica

Divulgação

Iniciou essa semana (23/05) a primeira capacitação em sala de vacina de 2022, para servidores dos municípios ligados a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). O curso terá 40 horas e está ocorrendo durante a semana toda na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). No total serão três turmas, com 15 servidores em cada turma, nos meses de maio, julho e setembro, numa parceria com a Gerencia Regional de Saúde e os municípios da AMREC.

No ano passado outras três turmas foram capacitadas. A justificativa, segundo a secretária da Comissão Intergestores Regional de Saúde, (CIR-Carbonífera), Margarete Pasetto, é a falta de vacinadores habilitados nos municípios. “Aumentou, e muito, as atividades de vacinação”, argumentou Margarete, explicando que a demanda foi trazida pelos secretários de saúde dos municípios, e teve a aprovação do presidente da AMREC e prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves.

A responsabilidade de ministrar essas capacitações é da Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divi), que atualmente não consegue atender toda demanda, e autoriza as capacitações descentralizadas. A responsabilidade técnica é da Gerencia de Saúde e a logística e de custo com a AMREC.

Conforme a enfermeira da vigilância do Estado, Angela Rosso, com a pandemia de Covid-19, a importância de ter mais pessoa capacitadas aumentou. “Aumentou muito a demanda, alguns servidores se aposentaram, em outros casos os municípios aumentaram sua estrutura, com nova salas de vacina”, justifica Angela.

O curso está sendo coordenado pelo Setor de Imunização e Vigilância Epidemiológica da Gerencia Regional de Saúde de Criciúma e pela CIR-Carbonífera. “Hoje são cerca de 20 tipos de vacinas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. O vacinador precisa estar apto a avaliar a carteira nacional de vacinação e orientar sobre o esquema vacinal”, explica Margarete.

O curso está sendo ministrado pelo monitor credenciado pelo Estado, o enfermeiro Paulo Hansen, que atua no setor de tuberculose e hanseníase na secretaria municipal de saúde de Criciúma. As vagas foram divididas entre os 12 municípios da AMREC de acordo com a necessidade.

Notícias Relacionadas

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson lutava contra um câncer desde 2022

Suspeito de matar enfermeiro no estacionamento de UPA em SC é preso com armas e drogas, diz polícia

Prisão ocorreu quase um mês após assassinato. Segundo a Polícia Civil, Abner Luiz Camelim estava dentro de um carro quando foi atingido.

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento