Geral

Amrec sedia 1º Seminário Regional de Homeopatia na Agropecuária

O 1º Seminário Regional de Homeopatia na Agropecuária será realizado nesta sexta-feira, 16, a partir das 13h30min, no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em Criciúma. O evento é promovido pela Epagri e Cidasc e faz parte da Agroponte – Agronegócio & Agricultura Familiar, que iniciou na quarta-feira (14), e segue até domingo (18), no Pavilhão de Eventos José Ijair Conti. Técnicos, agricultores, lideranças e demais interessados podem participar do seminário.

Conforme o médico veterinário homeopata da Epagri de Criciúma, Marcelo Pedroso, o tema abordado é de interesse não só do setor agropecuário, mas também de saúde pública. “A homeopatia é uma ciência e arte de curar utilizada em humanos, animais e até em vegetais, portanto, as pessoas da comunidade em geral que tenham interesse podem participar. Precisamos colocar em pauta a questão da homeopatia na região, promover o debate sobre a importância da utilização desta importante terapia”, salienta. Na ocasião, serão abordados os fundamentos e conceitos da homeopatia, sua base científica e ainda haverá a apresentação de trabalhos desenvolvidos nas áreas animal e vegetal.

Atualmente, dezenas de propriedades da Região Carbonífera tiveram o trabalho concentrado na área de homeopatia, onde são desenvolvidas pesquisas e acompanhamento para demonstração de resultados. A Epagri acompanha a propriedade como um todo, prescreve as medicações e procura estar cada vez mais inserida no assunto, participando de palestras e seminários. “Terapias alternativas, como a homeopatia, são hoje as possibilidades que temos de vencer a crise da presença de resíduos químicos nos produtos agropecuários e ofertar para a população alimentos realmente seguros”, ressalta Pedroso.

Segundo ele, uma das vantagens da homeopatia envolve a questão do custo. Em geral, estes produtos são em torno de 20% mais baratos que outros medicamentos alopáticos, além de “não apresentar toxidade alguma”, explica o médico veterinário. Pedroso acrescenta que uma das doenças que atinge as mamas das vacas, a mastite, pode ser tratada com a homeopatia. “A mastite é uma infecção das mamas das vacas e é a doença que mais causa prejuízos ao produtor de leite. Se for tratada com medicamentos convencionais, há necessidade de descarte do leite por conta do prazo de carência. No entanto, com a homeopatia, não há resíduo no leite, portanto, sem necessidade de descarte do produto, além de recuperação da enfermidade e retomada da produção leiteira com maiores vantagens ao produtor e consumidor”, observa.

Sobre a homeopatia – Especialidade médica, veterinária, farmacêutica e ciência comprovada, a homeopatia trabalha buscando a cura total do indivíduo e não apenas sintomática da enfermidade, através do equilíbrio geral organismo. Os princípios de cura da homeopatia se baseiam na similitude, ou seja, os medicamentos a serem prescritos deverão ter semelhança com os indivíduos a serem tratados. As vantagens desta terapia vão desde o estímulo às defesas do organismo, impedimento ou retardo de doenças hereditárias, aliado à cura rápida, suave e duradoura.

Programação:

13h30min – Abertura
14 horas – Fundamentos da Homeopatia e sua aplicação na Agropecuária
Palestrante: Pedro Boff – Pesquisador da Epagri – Estação Experimental de Lages
15h30min – Homeopatia aplicada à Produção Animal
Palestrante: Marcelo Pedroso – Méd. Vet. Homeopata da Epagri – Gerência Regional de Criciúma
17 horas – Encerramento

Colaboração: Diene Lemos