Geral

Amrec vai sediar 1º Fórum de Transporte e Desenvolvimento Regional

Autoridades e especialistas estarão presentes com palestras, mesa redonda e debates sobre o tema.

Foto: Divulgação

Congregar gestores públicos, empresas, terceiro setor, especialistas e a sociedade civil para refletir e buscar soluções para a temática transporte, de cargas e passageiros, é o objetivo do 1º Fórum de Transporte e Desenvolvimento Regional, que será promovido no dia 15 deste mês, a partir das 8h30min, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – Amrec.

À frente do evento está a doutora em Planejamento de Transportes e Desenvolvimento Urbano pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, Natália Martins Gonçalves, profissional de renome internacional e ampla atuação acadêmica, além de projetos voltados à iniciativa pública e privada.

No Sul catarinense, Natália foi responsável pelo planejamento operacional e implantação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Criciúma, em 1996. “É um chamamento à sociedade do Sul catarinense para que venha compartilhar suas experiências, seus saberes e conhecimentos. Precisamos de soluções para a conectividade entre os modais de transporte, conectando o território e gerando desenvolvimento sustentável”, pontua.

O evento terá palestras, mesa redonda e debates sobre o tema com a participação de autoridades de renome na área, como o deputado estadual Luiz Fernando Cardoso, ex-secretário de Estado de Infraestrutura; o presidente do Conselho Consultivo do InovAmfri, Paulo Bornhausen; o diretor da Ferrovia Tereza Cristina S/A, Benony Schmitz Filho; e o sócio-diretor da Meta Central de Serviços, Carlos Jones Goicocheia.

Entre os temas abordados estarão: a falta de conectividade, apoio de estruturas logísticas entre os diversos modais de transportes de cargas e passageiros existentes na região. Além da falta de incentivo no desenvolvimento de negócios, propostos em uma perspectiva regional. “A região não deve competir linearmente com ela mesma”, defende a doutora.

Interessados em participar do 1º Fórum de Transporte e Desenvolvimento Regional devem garantir inscrição, gratuita, através do email: [email protected] As vagas são limitadas.

Programação 1º Fórum de Transporte e Desenvolvimento Regional

8h – Recepção

8h45min – Abertura

9h – Briefing da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Deputado Luiz Fernando Cardoso)

9h30min – Mesa Redonda com o tema: Transporte e desenvolvimento regional para municípios do Sul de SC (Dra. Natália Martins Gonçalves; Murialdo Gastaldon – Prefeito de Içara; Dimas Kammer – Prefeito de Forquilhinha)

10h30min – Intervalo

11h – Mesa Redonda com o tema: Transporte Ferroviário e o desenvolvimento regional (Carlos Jones Goicocheia – Meta Central de Serviços e Benony Schmitz Filho – Ferrovia Tereza Cristina S/A)

12h – Conferência com o tema: Inovação e o desenvolvimento regional (Paulo Bornhausen – InovAMFRI)

12h40min – Sessão de Fechamento Fórum

13h – Encerramento

Caroline Bortot / NB Comunicação

Notícias Relacionadas

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.