Educação

Ano letivo inicia com melhorias na rede municipal em Urussanga

Foto: Renan Medeiros

Foto: Renan Medeiros

Depois de dois anos de estudos, debates com a comunidade e planejamento, a rede municipal de ensino de Urussanga entra no ano letivo de 2015 projetando um salto na qualidade. As aulas têm início na próxima segunda-feira, dia 9, e as matrículas seguem abertas até essa sexta, dia 6.

Entre as novidades para este ano, estão a ampliação do horário de funcionamento nos três maiores centros de educação infantil (CEIs) do município, aulas de italiano para os alunos do primeiro ano do ensino fundamental e implantação de aulas de música. “Ficamos muito satisfeitos com o aumento de aproximadamente 200 alunos matriculados, numa comparação com o ano passado. Isso mostra a confiança que os pais têm na rede municipal”, avalia a secretária de Educação, Brígida Marioti. Atualmente, mais de 1,6 mil alunos estão matriculados nas 15 escolas do município.

Os CEIs Magnólia Branca, Erotides Borges e Elias Biz, a partir deste ano, passam a funcionar das 6h30min às 18h30min. Mais de 400 crianças serão beneficiadas com a ampliação do horário. As aulas de italiano, que antes eram lecionadas aos alunos do segundo ao quinto ano, agora também são oferecidas aos do primeiro. As aulas de música, agora, também passam a integrar a grade curricular de todos os estudantes do primeiro ao quinto ano.

Frota renovada

Outro fator que contribui para uma melhoria significativa no andamento das atividades escolares é a utilização de cinco novos veículos recebidos no fim de 2014 e no início deste ano, em parceria com o Governo Federal. “Reorganizamos todo o nosso trabalho. Houve muito estudo e muita discussão. A comunidade participou ativamente e, com isso, o resultado está sendo muito positivo”, considera Brígida. "Além da melhoria no serviço prestado, as mudanças vão trazer economia para a Secretaria, abrindo caminho para novos investimentos", acrescenta.

Novos itens também estão sendo adquiridos e estarão à disposição dos alunos em breve, como bebedouros, ventiladores, aparelhos de ar condicionado, geladeiras, quadros brancos e colchonetes.

Colaboração: Renan Medeiros