Geral

Antiga Mina Modelo vai virar gruta de São João Batista

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

Por muitos anos a Mina Modelo Caetano Sônego, localizada no bairro Mina Brasil, recebeu milhares de pessoas que tinham interesse em conhecer como era o trabalho dos mineiros no subsolo. Com o tempo, o espaço não apresentou mais segurança para receber visitas e acabou desativado. Agora, a Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma e a Fundação Cultural de Criciúma (FCC), estão iniciando o trabalho para revitalizar o lugar e construir uma gruta de São João Batista.

A boca da mina, que não pode ser visitada, será lacrada com pedras e receberá a imagem do padroeiro da comunidade. “Recebemos muitas reclamações dos moradores por conta do local estar sendo utilizado por usuários de droga. Por isso resolvemos dar uma outra cara para este ponto turístico”, afirma o presidente da FCC, Sergio Zappelini.

O primeiro passo iniciou esta semana, que é a demolição do prédio que era a recepção da Mina, que foi a primeira a ser aberta para visitação no município. “O espaço vai se tornar mais um ponto de encontro para os católicos, mas não vamos esquecer que ali muitos trabalhadores puxaram carvão e ajudaram a desenvolver a nossa cidade”, comenta Zappelini.

Ainda em Criciúma, outras grutas recebem centenas de fieis. As principais delas são a de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro e a de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ceará.

Colaboração: Lucas Sabino/Decom PMC