Saúde

Ao completar dois anos, Rodrigo Samuel ainda desafia o câncer

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

O pequeno Rodrigo Samuel Rodrigues Brasilino comemorou no sábado o aniversário de dois anos em meio a uma luta contra o câncer. Ele faz tratamento para eliminar tumores na cabeça e rins, mas há possibilidade do surgimento da mesma doença em alguma parte do abdome.

Samuel, como é chamado pela família, já passou por oito ciclos de quimioterapia em Criciúma. O tratamento conseguiu eliminar mais da metade do tumor nos rins e eliminou a doença na cabeça, mas há ainda um tumor no fêmur direito. De acordo com a mãe, Glaucia Venancio Rodrigues, a situação ainda inspira muitos cuidados.

“Ainda há vestígios de tumores, mas a quimioterapia não está mais fazendo efeito”, lamenta. Mesmo com a gravidade, a família se esforçou para dar ao menino uma festinha com muito carinho e alegria. Em determinado momento, o ritmo da celebração precisou diminuir por causa do surgimento de uma febre, resultado da fragilidade do organismo após a quimioterapia.

Para tentar buscar mais alternativas, a mãe de Samuel já acionou um advogado para tentar, via Justiça, conseguir fosfoetanolamina, droga que ajudaria na cura do câncer. O produto não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e seus efeitos nos pacientes são desconhecidos.

Tampouco, se sabe qual seria a dosagem adequada para tratamento. Relatos de cura com o uso dessa substância não são cientificamente considerados prova de eficácia, já que não tiveram acompanhamento adequado de pesquisadores. Por enquanto, a Universidade de São Paulo – USP tem produzido a fosfoetanolamina e a distribuído para algumas pessoas através de decisões judiciais.

Com informações do site Diário do Sul