Geral

Ao menos 70 baleias são vistas no litoral de SC neste feriado, diz Instituto

Instituto Australis atua no monitoramento de praias e diz que animais estão em SC para reprodução.

Filhote de baleia apareceu na Guarda do Embaú na quinta (Foto: Heverson Santos / Arquivo pessoal)

Ao menos 70 baleias francas apareceram nesta esta sexta-feira (7) no Litoral catarinense, desde a Praia da Pinheira, em Palhoça, na Grande Florianópolis, até o Cabo de Santa Marta, em Laguna, no Sul do estado, informou o Instituto Australis.

“Esse monitoramento foi feito por terra por nossas equipes de pesquisadores, técnicos e voluntários. Aparentemente, a ocorrência delas voltou ao normal, porque elas vinham de um ciclo de três anos com um baixo aparecimento. A expectativa é de que este ano chegue na média de 100 baleias na região”, declarou a coordenadora de pesquisa do Instituto Australis Karina Groch.

Filhote de baleia franca mostrou a barriga na Guarda do Embaú (Foto: Heverson Santos / Arquivo pessoal)

O órgão atua no monitoramento de praias e registra a presença dos animais que vêm ao estado durante o período de reprodução. “Essas calosidades no corpo da baleia, assim como as manchas brancas no filhote, a gente cataloga e constrói uma história de vida dessas baleias. Quando a gente reavista cada baleia catalogada, consegue ver a frequência de retorno, quantos filhotes já teve. Se é avistada muitos anos com filhote, é fêmea, se é avistada muitos anos sem filhote, é macho”, explicou Karina.

Na Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis, no início da tarde desta sexta, foram vistos dois grupos, eram fêmeas com seus filhotes.

Baleia foi vista por banhistas na Guarda do Embaú na quinta (Foto: Herverson Santos / Arquivo pessoal)

O fotógrafo Herverson Santos registrou a presença delas na quinta-feira (6) na Guarda do Embaú. “Os pescadores relataram que elas estavam no local desde domingo”, contou.

Segundo a diretora do Instituto Australis, as baleias francas estão na temporada reprodutiva e aparecem na região de julho a novembro para acasalar ou para dar à luz, por isso têm sido avistadas em todo litoral catarinense. “Elas estão no auge do período reprodutivo, que é setembro, então, é normal que as pessoas façam relatos a esse respeito nesta época”, afirmou a coordenadora.

Baleia estava acompanhado do filhote, parte da nadadeira dele aparece no final do corpo da mãe, na quinta na Guarda do Embaú (Foto: Herverson Santos / Arquivo pessoal)

Conforme Karina Groch, na segunda quinzena de setembro, as primeiras baleias a chegarem ao estado nesta temporada devem começar a ir embora. As últimas a chegarem tendem a ficar até novembro.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.