Política

AO VIVO | STF julga recurso sobre prisão de Lula

Os ministros definem a validade do habeas corpus apresentado pela defesa de Lula para que fique em liberdade. A pena é de 12 anos e um mês de prisão.

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga desde o início da tarde desta quarta-feira (04), o habeas corpus que tenta evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O julgamento do recurso de Lula no STF ocorre dias após o TRF-4 confirmar a condenação do petista por envolvimento no caso do triplex do Guarujá (SP), investigado pela Operação Lava Jato. A pena é de 12 anos e um mês de prisão.

Conforme divulgado pelo El Pais, agora, cabem aos ministros do STF definir a validade do habeas corpus preventivo apresentado pela defesa de Lula para que ele fique em liberdade até que sejam esgotados todos os recursos nas últimas instâncias.

Caso o STF rejeite o recurso, ele pode ter ordem de prisão decretada, mas isso não deve ser imediato. Às vésperas da decisão, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, se juntou à pressão sobre a corte dizendo “repudiar a impunidade” enquanto grupos anti-Lula protestavam em várias cidades.

Notícias Relacionadas

Royalties do petróleo: STF reconhece que IBGE usou critérios ilegais para traçar a projeção marítima da costa de SC

Desde a década de 1990, diferentes procuradores do Estado atuaram no processo, além de servidores da própria PGE e de outros órgãos públicos estaduais, o que evidencia um trabalho coletivo que vai beneficiar todos os catarinenses.

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

STF decide se estados podem autorizar descontos em mensalidade escolar

Processos tentam suspender leis do Maranhão, Pará e Ceará

Toffoli diz que STF jamais se sujeitará a nenhum tipo de ameaça

MPF-DF abriu investigação para apurar atos