Geral

Aos 57 anos, Içara se destaca pelas oportunidades

A "capital do mel" comemora neste domingo (30), seu aniversário de emancipação político-administrativa.

Foto: Lucas Lemos

O perfil de Içara mudou. Da predominância da agricultura o município passou para a industrialização, foi impactado pela expansão do comércio e também pela ampliação de serviços. E assim a Capital Catarinense do Mel, que no passado dependia de outros municípios, não é mais uma cidade-dormitório. Têm empresas fortes, destaque no turismo, na cultura, esporte, educação e na saúde. Além disso, aos 57 anos, apresenta novas oportunidades para o empreendedorismo local.

“A partir da emancipação das comunidades litorâneas Içara precisou se redescobrir. E o que percebemos foi uma nova cidade”, resume o presidente da Associação Empresarial de Içara, Ramiro Cardoso. “A diversificação econômica significa estabilidade. A capacidade de adaptação também é muito importante, pois mostra o amadurecimento da cidade e a abertura local para inovações. Acreditamos no potencial de Içara e na população que atua em conjunto na construção de uma cidade melhor”, completa.

“Içara é uma cidade de um povo empreendedor e engajado. São dezenas de pessoas que colaboram com a comunidade, muitas delas de forma voluntária. Todas merecem parabéns”, indica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Alexandre Fernandes. “A construção da cidade que desejamos deixar aos nossos filhos e netos começa por nós. Este desejo tornou possível a criação do Observatório Social em 2018 e certamente será propulsor de bons exemplos”, acrescenta o presidente da nova entidade, Renato Brígido.

Cidade virou referência regional

O crescimento de Içara não é apenas populacional e econômico. A cidade virou referência. E no caso do Hospital São Donato, a regionalização será potencializada ainda mais pela Unidade de Terapia Intensiva. A estrutura já foi concluída. Resta agora o credenciamento no Sistema Único de Saúde. “A UTI permitirá no futuro aumentar também a complexidade do atendimento com cirurgias que necessitam do leito de tratamento intensivo para a retaguarda”, completa o diretor-administrativo do Hospital São Donato, Júlio César De Luca.

“O desenvolvimento de Içara não está restrito a cidade. Irradia também aos municípios vizinhos. É um efeito em cascata que permite avanços na infraestrutura para o escoamento da produção, o fortalecimento do comércio local, a mobilidade, serviços em saúde e a criação de atrativos turísticos. A cada investimento novas oportunidades surgem. O futuro é promissor”, pontua o presidente do Sindicado do Comércio Varejista e Atacadista de Içara, Morro da Fumaça e Balneário Rincão, Altair Borges.

Colaboração: Lucas Lemos – Jornalista

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

São Ludgero realiza eventos para cidadãos conhecerem os serviços e benefícios sociais disponibilizados na cidade

Os eventos explanarão sobre os direitos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Homem que tentou matar a ex com golpes de machadinho enfrentará júri popular em Içara

O crime ocorreu no dia 6 de setembro de 2018, por volta das 17h, em Içara.