Geral

Aparelhos auditivos com frequência modulada são entregues na SDR de Braço do Norte

Foto: Chênia Cenci

Foto: Chênia Cenci

“Agora vou conseguir ouvir minhas músicas no computador”, com essas palavras a menina Thamires Maciel da Silva, de Santa Rosa de Lima, recebeu seu novo sistema de aparelho auditivo com frequência modulada (FM) na tarde desta sexta-feira, 18, no auditório da SDR de Braço do Norte.

Ela e mais oito crianças já podem ouvir o que acontece ao seu redor, com mais nitidez. A  parceria do Ministério da Saúde, Secretarias do Estado da Educação e Saúde prevê a entrega de aparelhos FM à todos os alunos portadores de deficiência auditiva de escolas estaduais e municipais de Santa Catarina. Cada aparelho custa em torno de R$ 10 mil.

A entrega dos aparelhos FM torna a rotina dos nove alunos mais fácil, já que o aparelho auxilia na captação da voz do professor, através de um microfone, aumentando assim o aprendizado do aluno. “Com esse sistema o som sai direto no ouvido da criança, sem interferência do barulho da sala de aula. O som pode ser capturado numa distância de 50 metros. Todos os alunos com idade de 5 a 17 anos podem receber esse aparelho sem custo algum”, confirma a técnica de enfermagem da regional de Saúde, Jaqueline Uliano Abilio.

“É importante ressaltar a parceria do Governo Federal e Estadual, através da empresa OtoVida e os municípios, já que novos pedidos poderão ser feitos através de cada município e posteriormente enviado à Gerência Regional de Saúde, que encaminhará a empresa. Somente assim conseguimos dar uma melhor qualidade de vida aos alunos que possuem algum tipo de necessidade”, comenta o secretário Regional, Roberto Kuerten Marcelino.

Colaboração: Chênia Cenci/Imprensa SDR Braço do Norte