Saúde

Aparelhos auditivos melhoram a qualidade de vida de crianças no Sul do Estado

Aparelhos com tecnologia FM foram entregues no auditório da Secretaria Regional, em Criciúma. 32 crianças foram beneficiadas.

Foto: Ioton Neto

Foto: Ioton Neto

Mais aprendizado e qualidade de vida pra 32 crianças do Sul do Estado. Essa é a promessa dos aparelhos, com tecnologia FM, entregues na sede da Secretaria Regional ontem e hoje. O aparelho permite uma melhor comunicação entre professores e alunos com deficiência auditiva.

A entrega foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Criciúma, em parceria com a Otovida, clínica que é responsável pela saúde auditiva no Sul de Santa Catarina. Os equipamentos são para estudantes com idade entre 05 e 17 anos, que estejam cadastrados no Serviço de Saúde Auditiva e Implante Coclear da secretaria.

O fornecimento do aparelho com o Sistema FM, só passou a ocorrer a partir de junho deste ano, com a publicação da Portaria 1.274, do Ministério da Saúde (MS). “Estamos respeitando a portaria. Todos os estudantes, com dificuldades auditivas nessa faixa etária, têm direito ao aparelho”, relatou Vilson Antônio dos Santos, gerente de relacionamento da clínica.

O Sistema FM é uma importante e essencial ferramenta educacional desenvolvida para as pessoas com deficiência auditiva. O aparelho é o meio mais efetivo para favorecer a relação sinal/ruído, principalmente em ambiente escolar, propiciando ao estudante do ensino fundamental e médio uma significativa diferença no seu desenvolvimento e desempenho escolar.

“O sistema FM oferece mais qualidade do som que é ouvido pelo deficiente auditivo. É como se o professor estivesse falando diretamente no ouvido das crianças”, explica a fonoaudióloga Renata Leal. O kit distribuído contém dois aparelhos de Sistema FM.“Um é utilizado pelo aluno e o outro pelo professor, o que permite a eliminação dos ruídos do ambiente e uma efetiva compreensão do que está sendo ensinado”, completa.

A entrega contou com a presença de alunos, pais, professores e diretores de escolas, para adaptação do sistema, visto que uma das principais queixas dos usuários de aparelhos auditivos ou de implante coclear é a dificuldade em compreender a fala do professor devido aos ruídos do ambiente.

A professora Maiara Gonçalves Leandro acompanhou Anita, de oito anos. A jovem estudante foi beneficiada com um aparelho. “A Anita é muito distraída. Creio que o aparelho vai ser muito importante, acho que vai ser mais fácil prender a atenção dela dentro da sala de aula e, consequentemente, ela vai aprender mais”, destacou a professora.

Os estudantes com deficiência auditiva, com idade entre 05 e 17 anos, podem buscar o aparelho com a tecnologia FM na Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade. É preciso fazer um cadastro.

Colaboração: Ioton Neto/Comunicação SDR Criciúma