Política

Apenas 13% dos jovens aptos têm título de eleitor em SC

Dos 170 mil adolescentes com 16 e 17 anos, apenas 23 mil têm o documento

Divulgação

Dos 170 mil adolescentes de 16 e 17 anos aptos a emitir o título de eleitor em Santa Catarina, apenas 13% já fizeram o documento. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que desde setembro faz campanha para incentivar novos cadastros. De lá pra cá, 7 mil jovens emitiram a documentação.

A Constituição Federal define que o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18. Ao todo, 23.275 adolescentes têm título de eleitor em Santa Catarina.

Dados do TRE-SC mostram que, entre 2016 e 2020, o percentual de adolescentes com título de eleitor diminuiu 16% no Estado.

No pleito de 2020, 22,4 mil eleitores dessa faixa etária tinham título de eleitor. O número é 38% menor do que o total de 36,3 mil votantes com 16 e 17 anos que o Estado teve em 2018.

Diante deste cenário, o Tribunal Regional aderiu em setembro à campanha nacional de #BoraVotar. do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O objetivo é incentivar esse público a participar do processo democrático brasileiro há um ano das eleições gerais. Em 2022, a população irá às urnas para eleger presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

O cadastro de novos eleitores pode ser feito até maio do ano que vem.

Incentivo ao título tem distribuição de celulares

Lançada em setembro, a campanha #BoraVotar promoveu na quarta-feira (8) uma ação para os jovens menores de 18 anos com Cadastro Eleitoral. Eles puderam concorrer a 50 smartphones. Os aparelhos serão entregues a representantes dos jovens em cartórios eleitorais.

Outros 100 smartphones também serão destinados ao público no ano que vem. Os eventos estão marcados para fevereiro e março.

Além da ação, houve mobilização em escolas e eventos em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Lages, Chapecó e São Miguel do Oeste. Durante os quase quatro meses de campanha, 7.392 adolescentes fizeram o título de eleitor em Santa Catarina. Até então, 15.883 jovens tinham registro.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Agricultura distribuirá BTI para combater o mosquito borrachudo

A entrega do produto aos proprietários e moradores das comunidades do interior de Braço do Norte acontece às 9 horas

Macrodrenagem do Rio Criciúma vai avançar no bairro Pio Correa

Projeto das intervenções foi apresentado à comunidade

Teatro Jônatas João prorroga prazo para inscrição

Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 15,00, sendo enviado boleto por e-mail

Descontos e gratificações para se qualificar

Durante o mês de janeiro, a UniSatc contará com descontos para candidatos à acadêmicos no primeiro semestre de 2022