Economia

Aplicativo busca por preços de produtos baratos em Criciúma

Programa atua em farmácias, postos de combustíveis e mercados.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A maioria das pessoas já vivenciou, ao menos uma vez, a indignação de pagar caro por um produto e, em seguida, encontrá-lo por um valor bem mais em conta. Com base nessa perspectiva, cinco colegas desenvolveram um aplicativo que vai facilitar a vida dos criciumenses, com o seguinte objetivo: buscar e filtrar os preços de produtos em mercados, farmácias e postos de combustíveis da cidade.

O programa, chamado Mobid, será lançado em Criciúma no dia 25 de agosto e é gratuito para download. O usuário poderá fazer dois tipos de buscas: preço e proximidade.

Como nasceu a ideia

O idealizador do projeto, Rodrigo Colombo, conheceu de perto a realidade de um site de buscas. Por quase dois anos, ele trabalhou no Google, em Londres. “Quando voltei para o Brasil, comecei a trabalhar em uma loja de varejo. Notei o quanto as pessoas pesquisam preço. Elas entram na loja, perguntam o preço e seguem para outro estabelecimento. Foi aí que pensei o quanto poderiam economizar esse tempo se tivesse um app”, conta.

O projeto saiu do papel há cerca de 10 meses, conforme informações do Portal Engeplus. Casado e com uma filha pequena, Colombo conta quando tomou sua decisão. “Produto em farmácia é algo que varia muito o preço. Em uma noite minha filha estava doente e precisei comprar um remédio. Foi difícil encontrar algo aberto. Então decidi que estava na hora de começar a projetar o Mobid”, comenta.

Como funciona o cadastro dos produtos

O aplicativo é gratuito tanto para quem deseja instalar no celular quanto para os estabelecimentos que têm seus ítens cadastrados. De acordo com o responsável pelo comercial do Mobid, Felipe Zim, os empresários da região apoiaram a ideia.

“Os lugares que a gente já esteve se mostrou muito interessado no projeto. O fato de ser gratuito contribui muito para isso. Mesmo que aja concorrência entre os mercados, farmácias e postos de combustíveis, provamos que a vantagem é a divulgação da marca e a opção de oferecer produtos perto do cliente”, explica.

A inserção do preço dos produtos e atualização será feita automaticamente ou manualmente. “Alguns supermercados já conseguimos conectar o sistema do estabelecimento com o Mobid, ou seja, cada vez que a mercadoria mudar o preço, automaticamente atualizará no aplicativo”, ressalta. Alguns outros farão o cadastro manual.

Alcance de todo o mercado

A ideia do fundador não se limita apenas nos três segmentos. “Pretendemos atingir todo o mercado. Ter no aplicativo a comparação de todo tipo de produto e serviço. Mas por enquanto, estamos investindo por conta e não temos suporte para isso. Vamos ganhar apenas com a publicidade e promoções. Nossa expectativa é que algum empresário da região acredite na ideia e entre com mais investimento. Já tivemos propostas de outros Estados, mas não queremos sair de Criciúma”.

Projetos futuros

O Mobid Conta com cinco pessoas na equipe: um desenvolvedor, dois designers, um comercial e um administrador. Como dito acima, a ideia deles não é de levar o projeto para outro Estado, mas se outra equipe tiver interesse, poderá comprar uma franquia. “Quem sabe um dia podemos atingir todo o território nacional, mas sempre com equipes em cada Estado para manter a qualidade. Por isso, a ideia é trabalhar com franqueados”.

Quem tiver interesse no projeto e quiser investir, pode entrar em contato com Rodrigo Colombo pelo telefone: (48) 98636202. No site também é possível obter mais informações. Clique aqui

O Mobid possui um espaço para aqueles que querem comprar produtos da marca e ajudar no projeto. Clique aqui e saiba mais.