Esporte

Após chuva dar trégua, final do Street masculino é definida, com destaque para Lucas Rabelo

Criciúma também conhece os oito finalistas entre os homens. A final é neste domingo, com transmissão no Esporte Espetacular

Divulgação

Foi preciso contar com uma colaboração do céu para que a final do Street masculino na etapa de Criciúma (SC) fosse definida neste sábado (15/01). Com média de 33 graus pela manhã, mas com sensação térmica de 38, a chuva acabou caindo com força à tarde, já no meio da segunda das três baterias da semifinal, paralisando a competição por três horas e meia. Uma coisa agora é certa no STU National: a previsão do tempo para este domingo (16/01) é de muito mais emoção, manobras e título.

E quem mais brilhou entre os homens no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, garantindo a nota mais alta do dia, foi o cearense Lucas Rabelo, vice-campeão mundial na Super Crown de Jacksonville, nos Estados Unidos, e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia, ambos em 2021. Com nota final de 21,60, ele fez pontuação nas quatro manobras que tentou, feito alcançado também por Eduardo Neves, que terminou em segundo nas semifinais, com nota 17,95.

“Pra ser sincero, eu só esperava andar de skate. Foi um dia corrido, de muita chuva, o que atrapalhou um pouco o treino e o aquecimento. Ficamos muito tempo parados. Na final, vou entrar com o mesmo foco de hoje e jogar o jogo”, disse Lucas Rabelo, que ficou em quarto lugar no STU National de Criciúma em 2021. “No ano passado, aqui, faltou mais fé, experiência e força para me achar na pista. Por mais skate e mais diversão na final deste ano.”

A final do Street masculino também será transmitida com exclusividade no Verão Espetacular da TV Globo, a partir das 8h45, assim como a Super Final, já às 10h05. Na final são 2 voltas de 45 segundos para cada skatista, com a obrigatoriedade de apresentar quatro manobras, valendo a melhor volta e as duas melhores manobras. Já na Super Final, os quatro skatistas com maiores pontuações na final ganham a chance de fazer mais 1 volta e mais 2 manobras.

Campeão da etapa de Criciúma do STU National em 2021, o gaúcho João Lucas Alves, o “Xuxu”, natural de Cachoeirinha, se classificou com a sétima melhor nota (15,10). Mas ele sabe que, na final, tudo começa do zero e garante chegar preparado para lutar pelo bicampeonato.

“O nível está bem mais alto em relação ao ano passado. Tem uma nova geração aí chegando muito forte. O que importa é ter passado, é estar na final. Hoje a disputa foi pesada e amanhã preciso usar uma nova estratégia. Tenho que ter confiança e fé de que tudo dará certo. Amanhã esse jogo pode mudar”, comentou João Lucas, acompanhado de muitos familiares.

A primeira etapa do ano do STU National é viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Conta com patrocínio do Banco BV, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, além de parceria da New Era. A idealização e realização são da Rio de Negócios.

RESULTADO STREET MASCULINO

(os 8 classificados para a final)

1 – Lucas Rabelo – 21,60
2 – Eduardo Neves – 17,95
3 – Julio Zanotti – 16,48
4 – Vinícius Costa – 15,75
5 – Wilton Souza – 15,64
6 – Douglas Molocope – 15,41
7 – João Lucas Alves – 15,10
8 – Luiz Neto – 14,63

Notícias Relacionadas

Coração viaja 200 km de helicóptero para ser transplantado em SC

Para o coordenador do projeto, o médico Joel de Andrade, o tempo é um fator essencial para este tipo de operação

Quadrilha suspeita de sequestrar caminhoneiros é presa em SC

A partir da investigação da DIC de Joinville, sete pessoas foram presas nesta sexta-feira; três caminhoneiros em cativeiro foram libertados

Covid: ministério recomenda dose de reforço para adolescentes

Imunizante deve ser aplicado quatro meses após segunda dose

Aneel mantém bandeira tarifária verde para junho

Com isso, contas de luz ficam sem cobrança extra no próximo mês