Geral

Após denúncia na Câmara, servidora é exonerada da Secretaria de Saúde de Cocal do Sul

Comunicado aconteceu durante sessão legislativa através da gestora da pasta. Família de paciente com câncer recebeu medicamento com data de validade vencida.

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

A secretária municipal de saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, anunciou na noite desta terça-feira (28), a exoneração de uma servidora pública que entregou medicamento com prazo de validade vencido à família de um paciente. O assunto chegou ao conhecimento dos vereadores na sessão antepassada, através do vereador Adriano Possamai Della (PSDB). O medicamento é de alto custo e seria aplicado em um paciente em tratamento contra o câncer.

Sinara foi convidada para esclarecer o fato e fez uso da tribuna na Câmara Municipal. “A funcionária foi exonerada. Admitiu que errou. Todo medicamento deve sair da farmácia municipal e não foi assim conduzido. A funcionária, querendo ajudar a esposa do paciente, fez diversos contatos, inclusive com a Farmácia Solidária, mas errou quando não evidenciou que o medicamento estava vencido ao entrega-lo. Acredito que não foi um ato de má fé e foi isolado. Não saiu dos nossos postos de saúde e não deu entrada na nossa farmácia”, relata Sinara.

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O vereador Adriano Della afirmou que entende a posição da secretária e da servidora, mas ressalta que a aplicação do medicamento poderia ter causado complicações à saúde do paciente. “Falei na semana passada para tomarmos cuidado. Tenho certeza que ela não fez por querer. Levantei esta situação para não criticar, mas para chamar a atenção e evitar que não houvesse mais erros futuros. E se acontecesse algo com este paciente? ”, ressaltou.

Segundo informações, o medicamento era amostra grátis e foi repassado através de um médico à servidora que, entregou à família do paciente no setor do Pronto Atendimento. “Às vezes cometemos erros, mas também eu como gestora, não tenho governabilidade sobre todos os atos. Nenhum medicamento sai sem lote, validade e o dia que foi entregue. Temos uma responsabilidade muito grande quanto a isso”, defende Sinara.

A Farmácia Municipal atende atualmente cerca de 3,9 mil pessoas por mês. Sinara se emocionou ao continuar tratando do assunto.

Pedido judicial

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Atualmente, a família enfrenta dificuldades em realizar o tratamento e a busca pelos medicamentos. A orientação repassada era para que entrasse com o pedido judicial. “A família não me procurou desde o dia que foi beneficiada com o medicamento. O processo judicial é o caminho correto. A defensoria pública pode intervir em poucos dias”, enfatizou Sinara.

Della rebateu afirmando que a esposa do paciente não pode sair de casa em função da doença. “Estou acompanhando o caso. É uma situação delicada. Eu não queria passar pelo o que eles estão passando. Quando se fala em pedido judicial, sinceramente é complicado”, finaliza.

Por fim, Sinara se comprometeu em manter contato com a família o mais breve e intermediar a busca pelo medicamento de alto custo da melhor forma possível.

Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Entenda o caso

O fato aconteceu há aproximadamente 15 dias no Posto Central de Saúde da cidade. A moradora, que acompanhava a sessão legislativa, levou o assunto ao vereador Adriano Della que falou durante o uso da tribuna. Atualmente, ela cuida do marido acamado que está com câncer e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Mediante o estado de saúde, uma trombose surgiu e precisou ser tratada. Foram cedidas três caixas do medicamento através do Posto Central. Em depoimento, antes da aplicação, a esposa do paciente identificou que a data de validade dos medicamentos estava vencida.

Notícias Relacionadas

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Dubai Residence surpreende ao ser entregue com seis meses de antecedência em Cocal do Sul

Construtora e incorporadora GALLIFONTANELLA prezou por requinte, qualidade e diferenciais únicos na construção do novo empreendimento. Inauguração ocorreu nesta sexta-feira (14)

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara