Educação

Após dois anos, UFSC retoma aulas presenciais nesta segunda com uso obrigatório de máscara

Cerca de 32 mil estudantes voltam a ter atividades nos campi da instituição

Divulgação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, nesta segunda-feira (18), seus mais de 32 mil alunos de forma 100% presencial. A instituição vai cobrar o comprovante vacinal e uso de máscara e adotou o agendamento para o uso do restaurante.

A universidade suspendeu as atividades presenciais em março de 2020. As aulas foram retomadas meses depois, mas de forma remota. Essa será a primeira vez que estudantes que ingressaram na instituição no segundo semestre daquele ano frequentam o campus.

Apesar da queda no número de casos de covid, a UFSC optou por manter medidas sanitárias mais rígidas. O uso da máscara será obrigatório, e os estudantes tiveram que apresentar o comprovante de vacinação contra covid-19 para fazer matrícula nas disciplinas.

O documento que mostra a imunização também é vinculado à carteira de identificação do estudante. Para acessar espaços como a biblioteca e o restaurante, os alunos terão que inserir o documento em catracas instaladas nas entradas. Quem não tiver sido vacinado, não poderá entrar.

Professores e servidores também precisam comprovar a vacinação.

Outra mudança é no restaurante. Para almoçar ou jantar será necessário reservar um horário. O agendamento terá que ser diariamente por meio de um site. No caso do almoço, o horário limite é 9h. Já no jantar até 14h.

O pró-reitor de graduação da UFSC, Daniel de Santana Vasconcellos, diz que resguardadas as condições da pandemia, a instituição pode ser considerada um ambiente seguro.

— A UFSC buscou se preparar para ser um ambiente seguro com as três camadas de proteção que a gente se propôs: dos ambientes, uso de máscara e proteção das pessoas através da comprovação vacinal. A gente sabe que é seguro com protocolos adequados — afirma o pró-reitor.

Conforme Vasconcellos, ainda não se sabe até quando a instituição manterá os protocolos sanitários. No entanto, o comprovante da vacina contra o coronavírus deve ser mantido permanentemente. As medidas são avaliadas por uma Comissão de Segurança.

— Outros protocolos a gente entende que serão analisados por essa Comissão e eles vão dar as diretrizes e a Administração Central da Universidade vai procurar se orientar e tomar as decisões a partir dessas diretrizes — comenta.

Como será o semestre?

Para os estudantes de graduação, o primeiro semestre começa em 18 de abril e vai até 3 de agosto. O segundo vai durar de 25 de agosto a 23 de dezembro. Já para estudantes de mestrado e doutorado, as aulas foram retomadas em 7 de março.

A UFSC conta, atualmente, com cerca de 32 mil estudantes em 6,5 mil turmas de graduação. Ao todo, são 116 cursos presenciais e seis EAD, em cinco campi.

Em relação ao quadro docente, são 2,5 mil professores que cobrem cerca de 2,2 mil disciplinas de graduação.

Greve dos servidores

Em meio a volta às aulas, os servidores técnico-administrativos da UFSC estão em greve. A categoria pede reajuste salarial de 19,9%, entre outras reivindicações.

A UFSC conta hoje com cerca de 3 mil servidores da categoria, com maioria ocupando cargo de assistente em administração e atuando no campus de Florianópolis.

Enfermeiros e médicos que trabalham no Hospital Universitário (HU) representam um terço da categoria. Eles devem manter suas atividades mesmo com a greve por serem consideradas essenciais, segundo a administração hospitalar.

Em nota, a UFSC informou que, mesmo com a greve, a volta às aulas não seria afetada.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Após dois anos, formatura festiva da UniSatc será neste sábado

Ao todo 68 acadêmicos de 10 cursos receberão o certificado de conclusão

Vereadores aprovam repasse de R$ 10 mil para a APAE de Lauro Müller

A sessão ordinária desta segunda-feira, dia 16, foi realizada sob a presidência do vereador Lindomar Cataneo.

Vereadores de Orleans aprovam gratificação a servidores membros de sindicância administrativa

A sessão ordinária foi realizada sob a presidência do vereador Pedro João Orbem nesta segunda-feira, dia 16.

Rio do Rastro Marathon é marcada por bicampeonatos, recorde e estreias

Atletas de 21 estados brasileiros se desafiaram subindo a Serra de SC em provas de corrida e ciclismo