Segurança

Após morte de peixes, Fatma realizará novas coletas em Tubarão

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Novas amostras foram coletadas para descobrir o motivo que levou à morte de vários peixes no rio Corrêas, nas localidades do Sertão dos Corrêas e Sertão dos Mendes, em Tubarão. Os primeiros registros ocorreram na semana passada. A situação preocupa moradores da região, que temem a mortandade de mais peixes.

Conforme o servidor da Fundação do Meio Ambiente, Fabian Gualda Dias, os resultados devem ficar prontos até o fim da próxima semana. “Enviamos as amostras para um laboratório e aguardamos os laudos. Caso seja necessário faremos uma necropsia nos peixes”, avisa. Este é o trabalho protocolar adotado pelas autoridades. Caso haja a identificação de poluentes, e quais tipos, a linha de investigação toma outro rumo.

Um morador do bairro Sertão dos Corrêas afirmou que muitos acreditam que a mortandade do cardume pode ter sido causada por algum veneno. “Não descartamos esta possibilidade. Temos medo que alguém tenha colocado algum produto no mato. Se foi cometido crime ambiental os responsáveis devem pagar e não os peixes”, lamenta o morador.

Além do cardume do rio Corrêas, dezenas de peixes foram encontrados mortos na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna, nos últimos dias. Os animais estavam em toda a extensão de areia nos bairros Mato Alto e Cabeçuda. “Nestes locais também foram coletadas amostras da água da lagoa e estamos esperando os resultados. Esses relatórios também devem ser concluídos nos próximos dias”, in forma Fabian. Tanto na Cidade Juliana como em águas tubaronenses, vários pescadores atuam no rio e lagoa, ou por esporte ou profissionalmente. Alguns tiram o sustento da família dessas águas.