Poder Executivo

Após quatro meses do primeiro protesto, rua continua sem solução e moradores a fecham novamente

Cansados com o descaso da Administração Pública de Orleans, os moradores da Rua Otília Mendes Mazzuco, no bairro Rio Belo, fecharam a rua na tarde deste sábado (19). O motivo do ato de protesto é o péssimo estado de conservação da rua, que é repleta de buracos. Em um trecho, inclusive, os buracos abrangem as duas pistas da estrada, impossibilitando que os condutores desviem.

Um boneco de guarda-chuvas, simbolizando um salva-vidas, colocado ao lado do buraco, segura a boia que está na água. Nele, há um cartaz escrito “salvando o IPTU”. Devido à chuva, enormes poças se formaram no local. “A rua ficará fechada até que alguém nos dê uma posição sobre o que será feito para resolver o problema”, afirmaram os protestantes. “Nosso IPTU é pago em dia, mas não recebemos em troca os serviços pelos quais pagamos”, completaram.

A rua foi fechada pela primeira vez, em ato de protesto, há quatro meses, no dia 26 de maio deste ano. Na época, o secretário de Obras Udir Luiz Pavei, o Dija, afirmou que prefeitura está ciente da situação. “Garantimos aos moradores que o problema será solucionado. A empresa responsável já foi informada e deverá resolver essa questão o mais rápido possível. Contudo, é necessário que o tempo colabore”, afirmou ele, no primeiro protesto.

Conforme os moradores, desde então, apenas uma medida paliativa foi tomada. “Os funcionários da prefeitura taparam os buracos com pó de brita. Não resolveu e só nos causou transtornos, pois levantava muita poeira”, afirmaram, mostrando a poeira nos muros das casas. Em mais de uma oportunidade, os vereadores realizaram indicações para que o Poder Executivo resolva o problema.

O vereador Cristian Berger (PPS), o Kiki, foi até o local do protesto nesta tarde. “Moradores indignados, cansados de falsas promessas vão fechar a rua. Fiz indicação e ela foi aprovada na Câmara. Infelizmente, o vereador indica, mas falta ação. Uma falta de respeito. Compareça à Câmara de Vereadores na segunda-feira, estamos cansados de promessas, a paciência já se esgotou”, disse ele através da rede social.

Conforme informações da prefeitura, os serviços de recuperação do asfalto estavam incluídos na operação tapa-buracos, iniciada no dia 9 de junho. “As Ruas Professora Otília Mendes Mazzuco e Afonso Zanini serão as próximas recuperadas no município. Pedimos a compreensão de toda a população e destacamos que em breve estas vias estarão em ótimo estado de trafegabilidade”, afirmou o secretário de administração Eduardo Bertoncini, na data de início da operação tapa-buracos.

Já se passaram três meses e nada foi feito. Uma moradora contou que conversou com o secretário de obras no dia 30 de agosto, data em que se comemora o aniversário do município. Durante a conversa, ele afirmou que seria realizada uma drenagem no local para, posteriormente, iniciar a revitalização da estrada. Entretanto, mais uma vez, nada foi feito, o que motivou os moradores, já cansados de promessas, a fecharem a rua. 

[soliloquy id=”147890″]