Geral

Após ‘respiro’ com dias de sol, SC volta a ter alerta para chuva intensa e volumosa

Defesa Civil de Santa Catarina alertou para a mudança no tempo e que a chuva intensa volta para Santa Catarina

Foto: Reprodução/NOAA/ND

A chuva volta para Santa Catarina após alguns dias de “respiro” para os catarinenses. A informação está em um novo alerta da Defesa Civil do Estado divulgado nesta quarta-feira (22).

De acordo com a Defesa Civil, a mudança é causada por um processo de formação de uma frente fria associada ao fluxo de calor e umidade do norte do país. As condições favorecem novas instabilidades associadas a temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em toda Santa Catarina, principalmente no período entre a tarde e a noite.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Já para quinta-feira (23), a formação de uma baixa pressão atmosférica próximo à costa reforça as chuvas na metade leste do estado, trazendo volumes expressivos em curto período de tempo, principalmente a partir da tarde.

Os maiores acumulados estão previstos para a metade leste de Santa Catarina, com acumulados entre 70 e 120 mm no período, com pontuais que podem se aproximar de 150 mm entre o Planalto Sul e o Alto Vale do Itajaí. O alerta é ainda mais intenso entre a tarde e noite da quinta-feira (23).

No Grande Oeste, os volumes devem variar entre 60 e 100 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente. No Litoral Sul, os acumulados esperados variam entre 30 e 50 mm.

Tornados e chuva forte

Santa Catarina chegou nesta semana a uma marca preocupante, de acordo com a Defesa Civil. Em menos de um mês, novembro registrou cinco tornados.

O quinto tornado do estado foi registrado na madrugada de sábado, no Sul catarinense, causando danos significativos em Balneário Gaivota e Sombrio. O fenômeno foi resultado de um forte temporal associado à formação de uma frente fria e um sistema de baixa pressão no Paraguai, combinados com calor e umidade da região amazônica.

Imagens do radar meteorológico e análises de danos confirmaram a presença e trajetória do tornado entre Sombrio e Balneário Gaivota.

O primeiro tornado ocorreu no dia 6 de novembro, em Cunha Porã (Região Oeste), o segundo no dia 11 de novembro em Tubarão, no Litoral Sul, o terceiro ocorreu no dia 16 em Itá (Meio-Oeste) e o quarto, no dia 18, pela manhã, em Urupema no Planalto Sul.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Pico do El Niño

De acordo com previsões meteorológicas da pasta, o pico do El Niño estava marcado para novembro, grande causador das fortes chuvas em Santa Catarina.

Os profissionais apontam que a influência do El Niño começa a atingir seu pico durante novembro e dezembro deste ano, favorecendo temporais e grandes precipitações como foi observado em outubro.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Domingo será de sol em Santa Catarina

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.

Sol deve aparecer com nuvens em SC nesta quarta, mas ainda há chance de chuva

Temperatura máxima deve chegar a 28°C no Oeste.