Geral

Aposentados mostram força em mobilização

A ponte de Cabeçuda, na rodovia BR-101, em Laguna, foi palco na tarde desta quinta-feira (11), de uma grande mobilização promovida por seis centrais sindicais nacionais: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NSCT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), CSPconlutas, Força Sindical e União Geral dos Trabalhadores (UGT), com a Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas e Idosos do Estado de Santa Catarina (Feapesc) mostrando sua força colocando quase 250 associados dirigentes das entidades de base do estado de associações de aposentados, pensionistas e idosos da região Sul do Estado. No Oeste (em Chapecó), a movimentação aconteceu durante quatro horas, aproximadamente,  com os aposentados e pensionistas tomando a Praça Coronel Bertaso, no centro da cidade.

Na pauta das reivindicações da Feapesc estavam: Mesmo índice de aumento do Salário Mínimo a todas as aposentadorias e pensões (PL 01/07); recuperação das perdas salariais (PL 4434/08); extinção da decadência; fim da Desvinculação da Receita da União (DRU); fim do Fator Previdenciário e contra a desoneração da folha.

O presidente Iburici Fernandes destacou a força dos aposentados e pensionistas durante o protesto: “O nosso movimento mais uma vez mostrou que somos fortes e que estamos dispostos a lutar pelos nossos direitos. Precisamos pensar naquelas pessoas que estamos representando, pois a luta não se aposenta”.

No próximo dia 16 deste mês acontece o fechamento das agências regionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por parte das 56 associações de aposentados, pensionistas e idosos existentes em Santa Catarina. A movimentação tem início às 7 horas.

Colaboração: Emerson Teixeira

[soliloquy id=”32588″]