Educação

Aprender a respirar e cuidar das plantas é atividade do Infantil

Turma preparou momento especial para entregar mudas ao Hospital São José

Divulgação

Mais que doação de mudas de árvores, crianças ressaltam a importância do ato de respirar. Elas podem ser pequenas no tamanho, mas prestam atenção a tudo que ocorre ao seu redor. E foi isso que a turma “Arco-íris”, do Infantil IV do Colégio Satc, mostrou mais uma vez ao lembrar que as pessoas que lutam contra a Covid-19 têm dificuldades para respirar.

“Tudo começou em um passeio pela escola, para observar as plantas. Entre elas foi surgindo naturalmente a importância do oxigênio, da respiração e de como os pacientes que estão doentes não conseguem respirar o ar das plantas”, lembrou a professora Giovana Pagani Daleffe.

Foi a partir disso que a turma quis ajudar. A Fundação de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev) doou mudas de árvores que foram entregues à equipe do Hospital São José, de Criciúma.

“As crianças socializaram suas aprendizagens sobre o desenvolvimento das plantas, produção de oxigênio e outras vivências. Mas, principalmente, mostraram a habilidade de empatia, essencial para o desenvolvimento socioemocional deles”, ponderou Giovana.

As mudas foram entregues para a diretora do Hospital São José, irmã Isolene Lofi. “É muito importante que todos nós continuemos cuidando de nós e também dos outros, por meio do uso de máscaras e lavagem das mãos”, afirmou. Junto com cada planta foi também um desenho produzido por cada uma das crianças. A turminha também realizou o plantio de uma muda de acerola no pátio da educação infantil.

Projeto estimula novos cientistas

A atividade com a entrega das mudas foi uma das realizadas no projeto “Pequenos cientistas, descobertas do universo”. A intenção da professora Giovana e da auxiliar pedagógica Suelen Marcello Luiz, é fazer com que os alunos observem a natureza como um território fértil e que proporcione novas experiências.

“Acreditamos que natureza e crianças devem crescer juntas”, ressaltou a professora. No passeio pela escola, os pequenos puderam observar as plantas, ver as características de cada uma, suas funções e diferenças.

Notícias Relacionadas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Ministro da Saúde enaltece importância da imunização contra covid-19

Polícia Civil prende casal suspeito de matar jovem em Araranguá

Mateus Florentino, de 22 anos, foi encontrado morto no bueiro de um residencial no último sábado, em Araranguá

Primeira quinzena de junho é marcada por chuvas acima da média no Litoral e estiagem no Oeste, aponta Boletim Hidrometeorológico

Durante este período, os maiores acumulados de chuvas se concentraram no Baixo e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul

Estado recebe mais 153,8 mil doses de vacina contra a Covid-19

As vacinas recebidas nesta sexta serão utilizadas para dar continuidade à vacinação da população dos grupos prioritários e também para avançar na vacinação da população por faixa etária