Saúde

Aproximadamente 400 pessoas atendidas durante projeto de saúde na Praça Nereu Ramos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aproximadamente 400 pessoas foram atendidas durante o São João na Praça, realizado sábado, pelo Hospital São João Batista, na Nereu Ramos. Além de aferição de pressão, teste de glicemia, orientações alimentares e de saúde disponibilizados aos adultos, balões foram distribuídos às crianças.

Diabético, José Cláudio Tavares, de 56 anos, aproveitou a ação para fazer exames que ele considera essenciais. “Quando descobri que era diabético, foi um grande susto. Fiquei tonto, minha vista embaralhou e fui levado por um vizinho ao hospital. De lá para cá, passei a me cuidar”, detalha. Miguel Rodrigues, de 67 anos, também é cauteloso. Afirma fazer musculação, cuidar da alimentação e estar sempre fazendo exames. No entanto, a maioria das pessoas, diferentes de José Cláudio e Miguel não possuem o hábito de zelar pela sua saúde. É o caso de Osmar Medeiros, de 58 anos.  “Eu confesso, nem lembro a última vez que fui ao médico e fiz exames. Sei que estou errado e justamente por isso parei aqui. Além de facilitar, o fato de um hospital trazer sua estrutura ao Centro, faz com que prestemos atenção ao nosso corpo, que não é uma máquina e pode falhar”, disse.    

Fabiani Borges, Gerente de Enfermagem do HSJB, conta que durante os atendimentos percebeu-se um grande número de portadores de diabetes e hipertensão, confirmando o aumento das doenças crônicas. “Isso nos leva, cada vez mais, a pensarmos na importância de trabalhar a prevenção”, considera.    

“Acho formidável ações como essa, já que muitas pessoas, talvez, tenham uma doença crônica e nem saibam”, observa Zélia Casagrande, de 62 anos. Mesma opinião de Ricardo Martelli, de 42 anos, morador de Florianópolis, e que veio a Criciúma passar o final de semana de Dia das Mães. Conforme o piloto de avião, na correria do dia a dia nem sempre tiramos tempo pra gente, então levar estrutura preventiva até as pessoas e fazer com que elas olhem para sua saúde, “de forma eficiente, é muito importante”.

“O Hospital São João Batista tem procurado trazer muito mais saúde e qualidade de vida para a população de Criciúma e região. Foi com este intuito que o São João Cardio 24h foi criado e que algumas ações estão sendo realizadas. Ficamos muito felizes em poder realizar o São João na Praça, onde centenas de pessoas foram atendidas e receberam dicas para uma vida mais saudável”, diz a gerente administrativa, Mariana Rothlisberger. 

Colaboração: Dani Niero