Geral

Arquiteto naval italiano visita Laguna para desenvolver projetos de píer

Uma das prioridades da Secretaria de Turismo já está bem definida: alavancar o turismo náutico em Laguna. Como resultado das primeiras ações está a vinda à Laguna do arquiteto naval italiano, Franco Gnessi, para conhecer alguns pontos da Lagoa Santo Antônio.

O objetivo, de acordo com o assessor da Secretaria de Turismo, Antônio Quirino, é viabilizar projetos para a construção de píeres sustentáveis, mais conhecidos como trapiches, em alguns pontos estratégicos, entre eles nas proximidades do Mercado Público, Polícia Ambiental e na Ponta da Barra.

Este último local, segundo o secretário da pasta, João Carlos, é visto como fundamental para desenvolver a economia desta localidade, como o acesso aos restaurantes: “Laguna poderá ter a primeira vila gastronômica náutica de Santa Catarina”, salienta.

A Secretaria de Turismo também solicitou o projeto para uma rampa pública, que será usada para embarque e desembarque de embarcações, como Jet Ski, por exemplo.

Grupo de Trabalho Náutico

O convite feito ao arquiteto naval veio através da participação de Laguna, através da Secretaria de Turismo, no GT Náutico de Santa Catarina.

Gnessi e a Associação Náutica Catarinense – Acatmar já vêm desenvolvendo projetos em outras cidades catarinenses. Ambos irão doar gratuitamente o projeto dos trapiches à Laguna, devido à participação no GT Náutico.

Outras onze cidades catarinenses também integram o grupo náutico, ligado ao governo do estado, para estruturar e fomentar o setor.

Gnessi está no estado para participar do Seminário Náutico SC-Itália, promovido pela Associação Náutica Catarinense – Acatmar e SEBRAE.

É autor de vários projetos de marinas na Itália e especialista na técnica do concreto flutuante, uma tecnologia de reduz os custos de manutenção.