Geral

Arquitetura de Software: solução para o dia a dia e oportunidades de trabalho no exterior

A arquitetura de software é indispensávelpara ao futuro das empresas, além de abrir um mundo de oportunidades aos profissionais

Divulgação

Depois da pandemia de Covid-19, a sociedade acabou acelerando o processo de digitalização. Atualmente, por meio de aplicativos, tornou-se comum resolver uma infinidade de assuntos que, até dois anos atrás, tínhamos o hábito de “ir para rua”. São problemas do dia a dia, como comprar comida, escolher um sapato ou ir ao banco. Mas, para que essas tecnologias estejam disponíveis para os consumidores, é preciso um longo caminho de desenvolvimento e estudo para cada aplicativo ou programa.

A estrutura organizacional de cada componente tecnológico é desenvolvida pela Arquitetura de Software, especialização disponível no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). Sendo uma das áreas da Tecnologia da Informação, o arquiteto de software fará uma análise estratégica dos componentes operacionais antes de criar soluções viáveis para uma tecnologia.

O profissional vai analisar a estrutura de um sistema, o planejamento estratégico, os padrões de projetos arquiteturais, a otimização e escalabilidade do negócio e a construção de soluções para aplicações. Isso tudo resultará na seleção dos componentes e interações fundamentais para que a tecnologia seja implantada e se adeque às necessidades dos consumidores ou colaboradores.

Oportunidade no exterior

A arquitetura de software é indispensávelpara ao futuro das empresas, além de abrir um mundo de oportunidades aos profissionais. O Wesley Fuchter, de 26 anos, por exemplo, diz que o curso ajudou a enxergar o trabalho remoto, possibilidade que antes não era muito cogitada. “Me ajudou na visão da possibilidade do trabalho remoto. Foi uma coisa que se concretizou na minha carreira e foi positivo para mim”, relata.

Hoje, o jovem é Engineering Manager na Modus Create e presta serviço para uma empresa que tem sede em Reston, nos Estados Unidos, enquanto ele mora em São Ludgero. “O curso para mim foi ótimo, com um ponto positivo: o diferencial de alguns professores serem extremamente técnicos e com um conhecimento bem vasto”, afirmou.

Outro exemplo foi o de Cristiano Bombazar, 27 anos, que fez a pós-graduação entre os anos de 2017 e 2019, no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), logo após ter feito a graduação em Sistemas de Informação. Segundo ele, fazer a especialização em Arquitetura de Software foi bastante importante, não só a nível de conhecimento, mas também de network. “Eu conheci algumas pessoas que abriram minha mente para esse mercado. Sempre sonhei em morar fora. Tinham algumas pessoas na pós que já faziam isso e me abriram a cabeça para esse mundo”, relata.

Hoje, Cristiano trabalha para empresa portuguesa Integritas Solutions. Durante os primeiros anos da pandemia, ele trabalhou de forma remota morando no Brasil. Hoje, ele já se mudou para Porto, em Portugal. “Sempre considerei a ideia de morar fora, não para juntar dinheiro, mas pensando em uma melhor qualidade de vida”, expõe.

O arquiteto de software será cada vez mais necessário ao passo que o mundo vai se tornando mais tecnológico. Três modelos de negócios que precisarão do arquiteto de software a cada dia que passa são os microsserviços, a computação em nuvem e a inteligência artificial. Essas três tendências fazem parte da evolução natural da arquitetura de software e da revolução digital.

As empresas já estão fazendo um movimento de migração de seus tradicionais sistemas para tecnologias da informação e isso tende a aumentar no futuro. É por meio da Arquitetura de Software que essas empresas conseguirão entregar seus serviços de modo eficiente e satisfatório para o consumidor. Desse modo, o mercado para o arquiteto de software deve ampliar consideravelmente a cada dia.

Sobre o curso

Ficou interessado? A pós-graduação em Arquitetura de Software tem duração de 18 meses, com aulas quinzenais, às sextas-feiras e sábados. Informações podem ser obtidas no e-mail [email protected]

Todas
Alunos
Comunidade
Cursos
Egresso
Extensão
Ingresso
Institucional

Notícias Relacionadas

Embarcação vira com quatro pescadores no Balneário Rincão

Ocorrência foi atendida pelo Serviço Aeromédico (Saer)

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Segundo o governo, nenhuma política pública de saúde será interrompida

Homem de 57 anos é preso após tentar beijar menina de 11 anos à força, em Orleans

Fato ocorreu na Rua Aristiliano Ramos, na tarde deste sábado, dia 21.

Número de transplantes de rim caiu nos últimos dois anos

Sociedade Brasileira de Urologia lançou campanha para estimular doação