Geral

Artista de Braço do Norte se destaca nacionalmente com bonecas que se parecem bebês reais

Você olha uma, duas, três vezes. Mesmo assim, sente dificuldade em distinguir se é real ou não. Essa é a reação das pessoas ao se deparar com as bonecas que impressionam pela semelhança com bebês reais.

Em Braço do Norte, Schirley de Mello, que trabalha com a técnica ‘reborn’ (significa renascimento em português), é procurada por pessoas de todo o Brasil, interessadas em adquirir as bonecas feitas por ela.

Além do tamanho e do peso, a técnica de pintura que imitam sombras, veias, marca de vacina, manchas de pele, brotoeja, unha, sobrancelha e entre outras características proporciona ainda mais aproximação aos bebês reais. Os clientes podem optar ainda pelas opções de sons que imitam os batimentos cardíacos e também o choro.

A artista produz, inclusive, réplicas, criadas com base em fotos. Ela conta que são procuradas, principalmente, para mães ou avós, que podem eternizar o que, até então, não se passavam de saudosas lembranças. “Outro caso interessante foi o da filha que encomendou uma boneca tendo como base a foto da mãe e a presenteou. Para ela, foi impossível não se emocionar ao ver”, contou Schirley.

O público mais recorrente são crianças, que podem dar mais realismo às brincadeiras, e também colecionadores. Entre elas, está Bela Fernandes, protagonista da série O zôo da Zu, do canal Discovery Kids. A braçonortense viu a técnica pela televisão há quatro anos e logo se interessou, tentando fazer a primeira boneca sozinha. Ela buscou aperfeiçoamento e, desde então, já realizou seis cursos.

A artista conta que a semelhança com bebês reais já provocaram situações engraçadas. “Certa vez, eu estava no ônibus, indo para a faculdade, com uma boneca dentro de uma caixa enrolada. Um homem acabou pensando que era uma criança de verdade e me abordou, questionando. Ele não acreditava. Quase deu caso de policia”, contou.

Dedicação e técnica até chegar ao realismo

As réplicas podem demorar de 45 a 60 dias para ficarem prontas. Por isso, é aconselhada a encomenda antecipada. “O molde é importado e a pintura demora mais, porque precisa se aproximar o máximo possível do tom de pele do bebê da foto”, explicou. Já as demais bonecas podem levar de uma semana a 20 dias, dependendo do modelo.

Elas podem medir de 36 a 76 centímetros e pesar de 1,2 a 3,6 quilos. Há também opção para lojistas interessados em expor as bonecas, que podem chegar até um metro de altura, com corpo articulado. Além disso, elas podem aparentar diferentes meses de idades, ter olhos abertos ou fechados. Os clientes podem optar, ainda, pela cor dos olhos, tonalidade de pele e cor do cabelo.

Assim que a encomenda é feita, um minucioso trabalho manual é iniciado. “A pintura é feita através de camadas finas, que são levadas ao forno para selagem da tinta. São diversas camadas até chegar ao resultado final. A aplicação do cabelo também demanda tempo e cuidado, pois ele é fixado fio a fio. O cabelo mohair é feito com lã de animal e passa por um processo que o deixa bem fino, dando mais semelhança ao humano”, detalha.

Tanto a esponja quanto a tinta especial para a técnica são importadas. O forno utilizado também é específico. Posteriormente, é feita a montagem, colocada a roupa, a fralda, brincos e bico. Em seguida, é preparada a mamadeira com leite e, por fim, a boneca é embalada na caixa.

No ato da compra, é possível escolher o kit para a boneca. Há opções com molde inteiro de vinil siliconado ou o mais procurado: kit com a cabeça e membros de vinil siliconado e corpo em tecido importado. O bebê reborn vem acompanhado de mamadeira, bico, lenço umedecido, cotonete, roupa, fralda e manta, além de uma pasta de documentos com certidão de nascimento, carteira de identidade, teste do pezinho, carteira de vacinação, manual de utilização, ultrassom e demais exames médicos.

Contato

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (48) 9946 -4017 ou pela página no Facebook Schirley Mello Babies Reborns.

[soliloquy id=”188879″]